Além de tudo… Não basta escrever, temos que agir!

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Além de tudo… Não basta escrever, temos que agir!

Acabar com impasses, leis burocráticas, começar a aplicar soluções que visam melhorias para o meio ambiente, isso deve ser a principal determinação para diminuir o aquecimento global, pois soluções, propostas, idéias, reuniões, projetos, isso não falta. O que mais irrita quando vemos o planeta cada vez mais destruído, é a grande quantidade de pessoas que escrevem sobre esses problemas, representantes de países que se reúnem, mas demorando pra por as soluções em prática. Por isso não basta só escrever, pesquisar, propor soluções para os problemas ambientais, temos que agir, aplicar essas soluções, e de forma rápida, pois o planeta não espera.

Aqui neste projeto, apesar de escrevermos bastante, mas não mantemos tudo parado, estamos com este projeto para fortalecer o apoio, e escrevemos vários conteúdos para explicar aos leitores a importância de preservar o meio ambiente, etc., e dessa forma passarem a apoiar este projeto, pois ninguém apoiará uma coisa sem se convencer das idéias do projeto, ou objetivos e a importância do mesmo.

Logicamente não podemos ser radicais e dizer que as reuniões que fazem não servem para nada, pois são através dessas reuniões como a Cúpula do G8, relatórios divulgados pelo IPCC em que são expostas novas teses de pesquisas sobre dados referentes ao “estado” que o planeta se encontra em relação a toda degradação da natureza, técnicas para solucionar problemas ambientais, enfim, os diversos conteúdos que os leitores deste projeto já estão familiarizados, agora o que é insuportável é a lentidão para aplicar essas propostas de soluções. Sempre discutindo as mesmas idéias, só que a cada ano tendo de ser mais radical em relação às propostas de soluções abordadas, pois o planeta está ficando mais poluído, com temperatura mais alta, desastres ambientais mais amplos.

O que será que estão esperando? Chegar um certo ano em uma reunião e com os dados apresentados chegar a conclusão que é tudo irreversível? Desde o final dos anos 90 já vem se discutindo questões ambientais para resolver principalmente a emissão descontrolada de gases poluentes (como o gás carbônico) e passar a equilibrar o efeito estufa para diminuir o aquecimento global, e se compararmos o primeiro relatório do IPCC (1990) com o último (2007) vamos ver a brusca diferença dos problemas abordados e as soluções propostas, e mesmo assim parece que continuam passivos ante a toda essa crescente e alarmante estatística.

Para agilizar tudo isso é necessário a participação ativa da população, para exigir que sejam aplicadas propostas e soluções para o aquecimento global, para que saia do papel todas as idéias viáveis para o meio ambiente, enfim, acabar com essa burocracia.

Devemos entender que não podem ser aplicadas da noite para o dia todas as soluções que foram desenvolvidas, mas uma agilização é necessária. E como já informamos em artigos e notícias, há países como o Japão que estão mais empenhados em relação à aplicação dessas soluções, e ainda desejam ajudar os países subdesenvolvidos que não tem condições financeiras de arcar com despesas para mudanças e investimentos em prol ao meio ambiente, como fontes alternativas de energia para reduzir a utilização de combustíveis fósseis como o petróleo que emitem grande quantidade de gás carbônico. Mas ainda prevalecem impasses de alguns países altamente poluidores como EUA e China.

São impasses como esses que devem ser banidos, ou ainda se temporariamente EUA e China não aceitam metas de redução, os outros países não têm de ficarem prendendo isso como uma relação mútua, pois devem aplicar as propostas de soluções para minimizar os problemas de degradação ambiental nacionalmente e com o decorrer dos tempos, em um futuro muito breve com as pressões aumentando cada vez mais, inevitavelmente esses países vão passar a aceitar as metas de redução na emissão de gases poluentes.

Neste projeto vamos sempre manter os usuários alertas sobre as discussões mundiais e nacionais sobre as questões ambientais, vamos lhe guiar por idéias, opiniões em relação aos problemas de poluição a natureza, e estar sempre divulgando novas soluções para combater a degradação ambiental, explicação sobre fenômenos naturais, para entender quais estão relacionados com a ação destruidora do homem, etc.

E esperamos ter um número cada vez mais amplo de pessoas apoiando este projeto, e fazer com que agilizem as ações em prol ao meio ambiente, e que tendem a melhorar em proporções significativas a nossa vida social.

Lembrando que não precisamos esperar que as autoridades passem a aplicar as propostas de soluções para o meio ambiente para nós mudarmos nossa atitude, pois isso podemos fazer imediatamente, mudando simples atos como utilizando conscientemente os recursos naturais como água, energia elétrica, denunciando desperdício de água, pessoas que jogam lixo em locais desapropriados, mesmo tendo lugares corretos para depositar o lixo, reunir-se com moradores de uma rua, bairro, cidade e denunciar a prefeitura ou órgão responsável sobre uma indústria que esteja degradando o meio ambiente, se você é professor, alerte seus alunos sobre temas de consciência ambiental, inclusive é até interessante que você imprima alguns conteúdos deste site para discutir com seus alunos e indicar este projeto para eles se cadastrarem e passarem a apoiar essas idéias, ou se você for empresário poderá promover sistemas de reciclagem interno em sua empresa ou até passar a colher material reciclável em uma determinada área da cidade que pode ser útil como matéria-prima para sua empresa.

Como você viu, já há muitas coisas que são possíveis serem feitas sem precisar esperar a boa vontade das autoridades, mas infelizmente isso ainda não é necessário para controlar toda a degradação ao meio ambiente, por isso é importante a grande maioria das pessoas exigindo das autoridades que apliquem propostas de soluções bem mais amplas, desde a própria infra-estrutura de uma cidade, até leis que promovam a conservação do meio ambiente.

– Por isso convide pessoas, não esqueça de avisar amigos, parentes para acessarem este site, lerem o conteúdo, refletirem e se estiverem de acordo, a se cadastrar para fazer parte deste projeto e fortalecer o projeto contra a degradação do meio ambiente. Lembrando que nenhum dado que você fornecer neste site será divulgado ou distribuído a terceiros. Queremos apenas sua contribuição como estatística para demonstrar o interesse das pessoas em ajudar a natureza e salvar o meio em que vivemos. – Clique aqui para se cadastrar.

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.