Novidades do projeto AMA para o mês de novembro
Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente que todos nós vivemos.


AMAnatureza - Página Inicial

Faça sua parte e denuncie o desperdício de água

quarta-feira, 02 de maio de 2007
Categoria(s): Artigos, Dicas
|-> Publicado por: Maurí­cio Machado

Com todas as discussões que estamos fazendo recentemente pela consciente utilização dos recursos naturais em atividades que abordam desde nosso cotidiano, até em tarefas empresarias, variando em diversas situações, com diversos sistemas e infra-estrutura, não podemos deixar de estarmos alertas para qualquer situação de desperdício e agir como fiscais colaboradores e denunciar ao órgão responsável algum problema de degradação que observamos. Esses problemas de degradação ao meio ambiente podem estar relacionados ao desperdício de água, não necessariamente uma pessoa desperdiçando água, mas também como um problema de infra-estrutura, como canos furados, quando observamos fissuras em calçadas que provocam vertentes de água no asfalto.

Alguém, erroneamente, pode até se perguntar se essa fiscalização não deveria ser de responsabilidade do órgão de tratamento e distribuição ou prefeitura da cidade. Aí está a contradição, pois a responsabilidade por esses problemas é sim destes órgãos, mas é impossível caber apenas a estes a responsabilidade pela fiscalização para detectar esses problemas numa cidade inteira, que apresenta quilômetros de ruas, uma área muita extensa. Por isso cabe a cada um de nós atenção em relação ao desperdício ou degradação de algum recurso natural e contatar o órgão responsável que irá tomar as devidas providências.

O Brasil tem uma posição privilegiada perante a maioria dos países, devido a sua elevada produção hídrica (8.160,00 km³ por ano) comparada com a produção hídrica mundial (41.497,73 km³ por ano). Entretanto essa produção hídrica encontra-se mal distribuída, concentrando-se na região Norte (regiões hidrográficas do Amazonas e Tocantins).

Para se ter a idéia da distribuição dos recursos hídricos no Brasil, veja o gráfico abaixo, que ilustra a taxa de população de uma determinada região sendo comparada com o índice de água doce dessa mesma região.

Distribuição dos Recursos Hídricos

Analisando o gráfico, a região Sudeste, seguido da região Nordeste e Sul que apresentam respectivamente as maiores concentrações de habitantes de todo país têm as mais baixas taxas de distribuição de recursos hídricos. Já a região Norte que apresenta a maior quantidade de recursos hídricos, seguido pela região Centro-Oeste, apresentam o menor índice populacional. Ou seja, onde tem muitas pessoas, tem pouca água, e onde tem muita água tem poucas pessoas. Isso ocorre principalmente devido ao crescimento exagerado de áreas localizadas e da degradação das águas, sendo uma conseqüência do aumento desordenado dos processos de urbanização, industrialização e expansão agrícola.

Veja abaixo, cenas lamentáveis do desperdício de água, originada tanto por problemas de danos na infra-estrutura como de pessoas inconscientes, e muitas vezes, o problema demora a ser corrigido, devido à falta de pessoas denunciarem, alertando o órgão responsável e com isso, mais litros do “ouro transparente”, ainda não muito valorizado, são desperdiçados, sendo escoado aos esgotos sem ser utilizado.

Fonte desperdiçando água Fonte desperdiçando água (zoom)

Nas duas fotos acima, observamos uma fonte em que a água limpa é jogada diretamente para ralo. Para evitar este problema deviam fazer a canalização e contenção para armazenar essa água. Mas com certeza o responsável por isso no município deve ter sugerido que o preço não ia ser convincente, então decidiram apenas fazer um “bloco azulejado” que saiu bem mais barato e escrever “Fonte dos Amores”, que na verdade simboliza a falta de amor a água.

Água jogada na terra

Observe a água sendo mandada direto para a terra devido a um problema de vazamento no sistema de canalização da água desta instituição.

Sistema de incêndio jorrando água descontrolado

Devido também a um problema de regulagem do sistema de incêndio utilizado em certos municípios, ele passa a jorrar uma grande quantidade de água inesperadamente, por vários momentos do dia.

Rua com cano furado Vazamento de água

As duas fotos acima são exemplos de calçadas com uma ruptura no cano, que através de uma rachadura ou fissura no asfalto passa a verter água tratada, que é escoada diretamente para o bueiro no final da rua.

Desperdício em torneiras

Cena constantemente flagrada em uma escola de São Paulo, com torneiras abertas totalmente, e o ralo da pia entupido.

Varrendo calçada com água

Acima vemos a lamentável cena da falta de conscientização ainda de muitas pessoas, que insistem em “varrer” a calçada com a mangueira.

Ajudando a “molhar” a chuva

Talvez uma das cenas mais lamentáveis, ao vermos dois funcionários ajudando a chuva a molhar o asfalto com a mangueira, e conversando tranqüilamente, esquecendo do tempo.

.:. Perguntas gerais .:.

Quando e o quê denunciar?

Talvez denúncia não seja o nome correto, mas devemos informar ou alertar o órgão responsável sempre quando observarmos qualquer tipo de desperdício de recursos naturais como a água, ou qualquer degradação a natureza, seja exercida tanto por uma pessoa como por uma indústria.

Por que denunciar?

Talvez não tenhamos noção de quando vemos uma calçada vertendo água devido a um cano furado, por exemplo, e toda essa água tratada sem ser utilizada sendo escoada e jogada fora se misturando com a água suja ou já utilizada e deverá passar novamente pelo processo de tratamento, não nos damos conta da quantidade de água que é perdida. Mas na lista a seguir estamos informando algumas possibilidades dos preciosos litros de água jogados fora, sem nenhuma utilização:

- Uma torneira pingando diariamente parece pouco, porém, chega a gastar 46 litros por dia ou 1.380 litros por mês.

- A torneira fluindo constantemente, em forma de filete, gasta de 180 a 720 litros por dia.

- Correndo normalmente (baixa pressão): 8,5 mil a 12 mil litros por dia.

- Jorrando em forma de jato: 25 mil a 45 mil litros por dia.

- Um aspersor (utilizado para irrigação de jardim) consome em torno de 700 litros de água por hora.

Com base nessas médias, podemos relacionar quando observamos as vertentes de água no asfalto, e então ter a noção da grande quantidade de água jorrada. Por isso, além de estarmos atentos a possíveis problemas de desperdício que encontramos em área pública, também devemos estar atentos a problemas desse tipo em nossa casa. Por exemplo, para resolver o problema da torneira pingando, deve ser feita a troca da borracha de compressão da torneira, que custa cerca de três reais. E mesmo assim, quando você perceber o problema, não fique esperando trocar para resolver a situação, deixe uma caneca ou um balde em baixo da torneira assim garantimos que a água não será jogada para o ralo.

Como denunciar, a quem devo recorrer?

Geralmente basta ir ao centro responsável pela distribuição e tratamento de água em sua cidade, ou se não souber, informe-se na prefeitura. Aliás, não é necessário comparecer ao local, basta entrar em contato através do telefone para relatar o problema, informando o local que irão fazer uma vistoria. O número do telefone é encontrado junto à conta d’água. E ainda, caso não encontre, na lista telefônica também é possível encontrar uma relação de telefones úteis, onde pode estar o telefone de algum órgão responsável em sua cidade.

E jamais fique com pensamentos como: “alguém já deve ter visto e denunciado, não é necessário eu fazer isso”, pois se todos pensarem assim, ninguém acaba denunciando e a água é que se acabará. Por isso exerça sua função como cidadão, pois tenho certeza que você não irá levar nem dez minutos para relatar qualquer problema mencionado acima e estará contribuindo de uma maneira excelente para com o meio ambiente.

- Indique este projeto a conhecidos e familiares, para tomarem consciência da importância de alertar um órgão responsável sempre que observar qualquer desperdício de água ou de algum outro recurso natural.

- Se em sua cidade não fica claro o órgão responsável pelos serviços como tratamento e distribuição de água e a prefeitura de sua cidade fica omissa em relação a problemas ambientais, faça seu comentário descrevendo a situação. Até mesmo se alguém já observou, recorreu e denunciou algum desperdício de água, explique um pouco mais, destacando a burocracia de sua cidade para resolver problemas desse tipo.



Sobre o autor: Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.
RelatedTop

33 Respostas para “Faça sua parte e denuncie o desperdício de água”

  1. marcel bari:

    a mais de seis meses estou telefonando para a sabesp e denunciando um vazamento em frente da minha casa na rua e a resposta e que nao tem funcionarios para fazer o servico estou preocupara com o nosso planeta mas nao sei mais o que fazer se a propria sabesp nao esta preocupara com o disperdicio de agua emtao estou fazendo varias denuncias

  2. Maurí­cio Machado:

    Olá Marcel Bari. Realmente esse é um grave problema, pois conhecemos determinado desperdício e tentamos entrar em contato com a empresa responsável para corrigir esse dano, mas nos deparamos com as barreiras impostas pelas próprias instituições responsáveis em não ajudarem a mudar a situação de evitar o desperdício.

    Sem dúvida você está fazendo sua parte com a denúncia sobre essa situação, agora o que eu sugiro que você faça, é reunir-se com moradores locais, buscar assinaturas, telefonemas, e-mail para pressionarem a instituição a agir frente a este desperdício. Infelizmente, com todos os compromissos que temos quase não sobra tempo para fazer outras coisas, entretanto sempre que houver uma oportunidade devemos tentar fazer mais do que o possível, pois há muitos problemas críticos em nosso planeta.

  3. whellington duarte:

    Existe uma loja perto da minha casa ki desperdiça água todos os dias lavando o chão a causada eu gostaria ki algum órgão publico fizese alguma coisa perante isso poi acho ki er ipocresia por parte do dono

    Obs: espero respostas>

  4. Maurí­cio Machado:

    Whellington, antes de recorrer a algum órgão público, tente conversar com os responsáveis dessa loja e busque convencê-los de que isso é algo que prejudica todos nós e que pode ser evitado, o que inclusive diminuiria os gastos que eles tem referente à água.

    Caso não tenham mudado de atitude, você deve verificar qual a instituição responsável pelo tratamento de água e esgoto da sua cidade e entrar em contato com eles, denunciando esse desperdício.

  5. Ãna Marta:

    A mais de dois anos, luto constantemente pela canalização do Córrego da Paciência, que fica localizado na Zona Norte de São Paulo, já estive procurando informações junto à Prefeitura e a sub-prefeitura do bairro do Tucuruvi/SP. Sem êxito, eu e demais moradores ficamos expostos a sérias contaminações por agentes patógenos de vetores de risco como: ratos, mosquito da dengue, morcegos, animais peçonhentos entre tantos outros. Isso sem falar no acúmulo de lixo e esgoto a céu aberto.
    Gostaria de saber, o que posso fazer para conseguir algo realmente merecedor de aplausos, só queros ter segurança, e qualidade de vida para nossas crianças e familiares, e também precisamos ter o meio ambiente como um amigo que está sempre por perto.
    Possuo cerca de 1.000 assinaturas ref abaixo assiando, possuo questionários com perguntas e respostas “chaves” para os tantos questionamentos dos moradores e não gostaria que ficassem somente no papel, pois todos sem exceção estão desacreditados. Até a minha defesa de bacharelado na Faculdade leva esse tema e começo a ficar frustrada, pois em 4 anos de árdua dedicação… parace que será em vão.
    Gostaria muito que vocês me orientassem, oque mais devo fazer, qual o próximo caminho a seguir em busca de recursos e solução para esse problema pois, ainda não me dei por vencida.
    Apesar de tantos obstáculos, prefiro acreditar na esperança contra esperança.
    Fico no aguardo de um retorno por e-mail.
    obrigada.
    Ana Marta

  6. Maurí­cio Machado:

    Olá Ana Marta. Estive analisando seu caso e realmente é uma situação muito crítica e que não pode permanecer. Gostaria de saber se você levou (uma cópia) das mil assinaturas e detalhes (questionário) para a prefeitura?
    Você também poderia procurar o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos de sua região. Geralmente é o órgão responsável pelo fornecimento e tratamento de água e esgoto que podem cuidar dessa situação, que necessita de extrema urgência.

    Enfim, verifique esses órgãos (sempre levando as assinaturas) e retorne informando os resultados.

    O principal é jamais desistir, sempre devemos buscar soluções, e o principal você já fez, que foi mobilizar toda população afetada pelo problema e colher as devidas assinaturas.

  7. Beatriz De Almeida Passos:

    eu quero fotos do desperdicio de água no brasil

  8. Beatriz De Almeida Passos:

    eu queria saber se tem fotos de derpedicio de água no brasil.

  9. Maurí­cio Machado:

    Beatriz, não compreendo se você nem ao menos observou as fotos desse artigo. Há 9 fotos, todas mostrando exatamente o desperdício de água no Brasil. Entretanto, ainda, se desejar encontrar mais fotos sobre isso, faça uma pesquisa em sites de busca de imagens na Internet, como o próprio recurso do buscador Google: http://images.google.com.br/

    Mas por favor, preste mais atenção no conteúdo de uma página antes de já ir perguntando sobre alguma coisa. Muitas vezes sua pergunta pode já estar respondida, assim como neste caso, que a sua resposta poderia ter sido instantânea ao simplesmente ler o artigo do que aguardar por uma resposta indicando onde você encontra essas fotos.

  10. fabiola:

    Boa tarde!
    Gostaria de deixar um apelo para que o meu vizinho para de deixar sua bomba da cisterna ligada pela manhã e só retornar à noite, causando assim um desperdício de água, pois quando sua caixa d’água chega a seu nível máximo ela transborda o dia inteiro.Queria que ele tivesse alguma punição por isso, porque todos os vizinhos já falara e ele nem liga. E o fato mais desagradável é que moro em cima dele e a caixa dela transborda pela minha casa e nada posso fazer.

    E o mais triste é que hoje estamos com uma falta d’água em toda a cidade do Rio de Janeiro devido a uma manutenção e na minha residencia não tem uma gota de água e ainda tenho que ficar escutando esse desperdício como se fosse uma cachoeira do parque da tijuca.

  11. Maurí­cio Machado:

    Olá Fabíola. Neste caso, o melhor que deve ser feito é enviar essa denúncia ao órgão responsável pela gestão e fornecimento dos recursos hídricos de sua região. Assim eles irão avaliar a situação e se a denúncia for procedente, irão realizar as devidas ações e até poderão manter um monitoramento mais constante. Pois é muito difícil ter controle sobre tudo que ocorre em uma cidade, ainda mais sendo tão grande como o Rio de Janeiro, por isso é fundamental a atitude e denúncia de cada morador para contribuir positivamente com a minimização de problemas da região.

  12. Damiao:

    Passei por aqui para denunciar o descaso com a água em Coremas Paraíba onde a muita gente lava suas calçadas e até mesmo o calçamento e o mais triste ainda é saber que a zona rural queima com a seca
    obs: a cidade é banhada pelo AÇUDE COREMAS e algumas informações indica que a população não tem tratamento de agua e não querem pois assim podem gastar a vontade

  13. Carlos Alberto da Silva:

    Moro num Condomínio situado a Rua Salomão Filho e cuja indecência no uso da água supera todos os limites do bom senso, apesar de está sempre alertando as pessoas, da covardia que fazem na utilização de água, como por exemplo, utilizar a mangueira como vassoura pra lavar o condomínio inteiro, e todos os dias. Mesmo que esteja chovendo torrencialmente, a vassoura de água é utilizada todos os dias sem a menor responsabilidade, e como esse Condomínio é subdividido por subsíndicos(as), todos, sem exceção, seguem essa prática irresponsável. Já tentei encontrar um telefone de denúncia para alertar contra essa ignomínia, mas não consigo. Parece que as autoridades são coniventes com essa desídia e não vejo qualquer atitude ser tomada, como por exemplo um disque-denúncia e enquanto isso sou obrigado, toda a vez que tento argumentar, ouvir as “justificativas mais descabidas possíveis”. Será que alguém poderia tomar uma providência contra esse abuso!!! até quando vou ter de assistir essa covardia ser cometida e me sentir impotente pra evitar que isso continue. Pelo menos um telefone de denúncia!!! afinal a água é um patrimônio que deveria ser preservado contra os seus predadores naturais, O HOMEM.

    Endereço completo desse Condomínio:
    Rua Salomão Filho 577
    Bento ribeiro – Rio de Janeiro
    CEP – 21331-660

    Recebam esse comentário de maneira anônima

    Grato, aguardo uma informação a respeito pelo meu endereço eletrônico.

  14. PEDRO CARVALHO:

    sOU CONTRA ESSA BARRAGEM ABRIR POIS É UM DISPERDICO DE DINHEIRO E JA TRABALHEI MUITO EM BARRAGEM E JA SOU APOSENTADO A TREZEE ANOS…… SOU CONTRA ABRIR ESSA BARRAGEM DE RONDONIA POIS VAI ACABRA COM AS FLORESTAS……

  15. Igor Markus:

    Bom dia! Gostaria de registrar minha indignação com a moradora da Rua anny n 1000, no Ipiranga – SP.

    Incrível, moradora dessa residencia, TODOS os dias fica com a mangueira ligada, lavando quintal, calçada e at´r metade da rua (pare que fica em frente a casa!). Isso é um absurdo! Se alguem souber onde posso denunciar tal fato, postem aki, por favor!!!
    Graças á pessoas como esta, que tem bairros que tem falta de agua!!
    Abraço

  16. Igor Markus:

    Olá, postei acima o numero 1000 (postei errado). Desculpem, o numero correto é 1001.
    o endereço da moradora que usa agua com irresponsabilidade é: Rua Anny n1001 Ipiranga – sao paulo 04240-000.

    Abraço

  17. RAQUEL AGUIAR BRITO:

    EXISTE UMA FARMACIA COM O NOME DE PHARMAVILE NA AV ANTONIO SALES 1811 NO BAIRRO DIONISIO TORRES EM FORTALEZA,DESDE O COMEÇO DO MES DE JANEIRO QUE A CAIXA D’AGUA DESSA FARMACIA DERRAMA AGUA DIA E NOITE,JÁ RECLAMAMOS PARA A PROPRIETARIA E ELA DEU COMO RESPOSTA, QUANDO A CONTA DA CAGECE CHEGAR EU É QUEM VOU PAGAR, É MUITO IRRESPONSAVEL UMA PESSOA DESSA,TANTA GENTE MORRENDO DE FOME POR FALTA DE AGUA PQ ONDE NAO TEM AGUA NADA PROSPERA

  18. RAQUEL AGUIAR BRITO:

    JÁ ESTAMOS NO MEIO DO MES DE ABRIL QUER DIZER A MAIS DE CEM DIAS ESSA AGUA DERRAMANDO É MUITO IRRESPONSAVEL UMA PESSOA DESSA

  19. Igor:

    Peço ajuda para constatar o descaso da CEDAE (atendimento e ouvidoria) quanto ao desperdício e a falta de respeito com os moradores da Rua Georges Bizet, na altura do numero 398, no Bairro do Jardim América na Cidade do Rio de Janeiro. Desde o dia 22/04 existe uma TUBULAÇÃO ESTOURADA NA CALÇADA JORRANDO AGUA COM MUITA PRESSÃO…um desperdicio imenso de agua e uma falta de respeito com o meio ambiente já que a agua potável é um recurso que está cada vez mais escasso…

  20. Igor:

    Peço ajuda para constatar o descaso da CEDAE (atendimento e ouvidoria) quanto ao desperdicio de agua e a falta de respeito com moradores da Rua Georges Bizet, na altura do numero 398, no bairro do jardim américa, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o dia 22/04 existe uma tubulação ESTOURADA JORRANDO AGUA COM MUITA PRESSÃO…umdesrespeito ao meio ambiente, um desperdício imenso de agua potavel, que é um recurso que esta cada vez mais escasso a cada dia que passa…

  21. marcus:

    alguem deveria faser alguma coisa para me ajudar tenhu conheçimento de um ecoturismo localizados na cidade de bady bassit sp a 6 km de são josé do rio preto com 7 piscina grandes usam agua de forma irregular a agua encontrada nste club é quase a mesma agua de ibira ou seja totalmente potavel a agua é tão boa que não a nescessidade de elevar ou diminuir o ph da agua na piscina um disperdicio escondido por uma prfessora e um advogado um casal no caso que tambem moram no local ajudem me a garantir um futuro melhor para nossos filhos pois ja tentei entrar em contato com a prefeitura de rio preto mais nada resolveram o local se chama (paloma blanca ecoturismo)e me chamo marcus morador de rio preto sp obrigado a todos pela atenção

  22. Silvia:

    Quero deixar minha insastifação quanto ao atendimento do SAAE de Jacarei, tanta campanha contra o desperdicio de àgua, e na minha Rua toda semana tem um vazamento de água, o desperdicio é enorme, nós moradores ligamos, nos é passado um numero de protocolo, e o serviço só vem ser feito dois dias após a denuncia, na minha Rua os funcionários da SAAE estavam fechando um buraco de um outro vazamento e não tinha nem 10metros de distancia do vazamento que liguei solicitando o serviço do SAAE, desde ontem dia 18/05/09 e hoje liguei de novo e o atendente me informou que não haviam gerado a ordem de serviço ainda, é uma falta de respeito, de que adianta tanta prapaganda contra o desperdcio, se o exemplo parte da fonte. estou indignada, sou uma consumidora com os pagamentos dos imposto todos em dia e o poder público do municipio com esse descaso com os moradores do munidcipio de Jacarei, principalmente no Bairro Nova Esperança. meu numero de protocolo no SAAE é 1882457, enquanto isso a água esta sendo desperdiçada, vazando, vazando, vazaaaaaannndooo. conforme informações de voces o desperdicio de água é – Uma torneira pingando diariamente parece pouco, porém, chega a gastar 46 litros por dia ou 1.380 litros por mês.

    - A torneira fluindo constantemente, em forma de filete, gasta de 180 a 720 litros por dia.

    - Correndo normalmente (baixa pressão): 8,5 mil a 12 mil litros por dia.

    - Jorrando em forma de jato: 25 mil a 45 mil litros por dia.

    - Um aspersor (utilizado para irrigação de jardim) consome em torno de 700 litros de água por hora.

    e um vazamento na Rua desde ontem ás 15h00min? quantos litros? vocês acreditam no trabalho que estão fazendo?

  23. Aldo Malta:

    Afinal de contas existe algum disque desperdicio de água? Busquei na internet e não encontrei nada… Se bem que o governo daria a velha desculpa para não cumprir a lei: “falta de pessoal para fiscalizar”… Estou cansado de ver funcionarios de edificios vizinhos ficarem duas, três horas brincando de “lavar” calçadas! E essa “terapia da agua” ocorre em toda a cidade. Esses predios deveriam ser multados pelo desperdicio…

  24. vlad Arurikov:

    Moro em Guarujá (SP), a maioria dos prédios aqui, toda sexta-feira “varem” a calçada dos prédios com água, já virou cultural, costume, sei lá, ninguém faz nada, nem sabesp, nem prefeitura, ninguém. O que poderiamos fazer para coibir isso ? Já até tentei mandar uma mensagem para o Profissão Reporter, mas não consegui, alguém poderia nos ajudar ?

  25. vlad Arurikov:

    errata: varrem

  26. Sérgio França:

    Moro no Rio de Janeiro RJ na rua Eduardo Raboeira Engenho Novo, passa na minha porta um grande fluxo de agua limpa. a Cedae já veio várias vezes e não resolve esse grande desperdício da humanidade. Por favor, acabe com essa aberração do desperdicio!

  27. Eugênio Melo:

    Venho através desta pedir providencias para solucionar um problema grave de contaminação de saneamento na rede de água potável na Rua São Caetano CEP: 52031070 Campo Grande.
    Em frente aos números 38 e 39 foi feita uma duplicação de água fluvial na qual foi unida com o saneamento e por sua vez os responsáveis deixarão o cano mestre passando por dentro dessa duplicação; Há alguns anos atrás tivemos o mesmo problema que depois de varias reclamações foi feito o concerto do vazamento só que o cano mestre continuou dentro da duplicação vindo a dar novo vazamento e por seus vês contaminação da água potável.
    Em frente aos números 192 e 193 também tem esse tipo de duplicação.
    Protocolos de reclamações: 32694791 esgoto 32694811 que não adiantou de nada, então resolvi fazer reclamação na corregedoria (protocolo 4928/2009) tentando falar com o coordenador Sebastião Ribeiro, a pessoa que atendeu suponho ser sua secretaria falou que iria tomar as providencias. O Maximo que a corregedoria conseguiu foi mandar o caminhão de limpeza de esgoto que por sua vez expliquei ao motorista que já havia sido feito esse processo e não ia adiantar tentar esgotar a tubulação porque o problema e vazamento e contaminação.
    Eugênio Melo Rua São Caetano Nº 2237 Campo Grande CEP: 52031070 Fones e 9187-7760
    Detalhe quando a água é aberta boa parte vai pelo esgoto e quando e fechada o esgoto vem para nossas casas pela torneira isso ocorre dia sim dia mão

  28. Luciano marques:

    estive visitando a cidade de Cassilandia – MS e fiquei horrorizado com 2(duas) fontes de desperdicio de agua, e que se sabe, ha anos existe: 1 – na saida para o cemiterio, o depto de aguas, deixa vazar um cano de 30cm de diametro diariamente de agua pura e potavel de um poço arteziano; 2 – um laticinio desativado com duas bicas saindo canos de 10cm cada fluindo agua diariamente 24hs por dia ha 15 anos. O que me deixa indigando é que falta agua na cidade e o prefeito ja sabe disso e anda faz. Conto com vossa investigação e apuração de responsaveis e puni-los.

  29. martha donna:

    SOCORRO CEDAE,em frente ao no 597 da Av Paulo de Frontin, no Rio Comprido ha um vasamento de agua
    potável, já reclamamos vieram e abriram mais e o
    buração ta cada vez maior, cheio de agua, os carros passam jogam tudo na casa que acabei de pintar. Por favor mande ver isso URGENTEEEE.
    obrigada.

  30. Sandra Rocha:

    Moro em um predio em que uma imobiliaria administra, estamos todos chateados pois a mesma deixou por 30 dias uma decarga vasando, o consumo normal do predio com 15 moradores é de 73 m cubicos de agua, e no ultimo mes com o vasamento foi faturado 144 m cubicos de agua. o vasamento compra-se com uma torneira aberta por 30 dias 24 horas no dias. Gostaria de uma orientação uma vez que fatos semelhantes ja aconteceu em outras situações com a adminitradora.

  31. andrezza:

    Olá amigos,em primeiro lugar,parabén pela iniciativa.qualque forma de ação em prol do meio ambiente é mais que bem vinda e necessária,venho aqui ,utilizar esse veículo para denunciar um ato de descaso e despredício de água em meu condomínio que situa-se no |Recreio dos Bandeiarantesm RJ,já reclamei verbalmente ,mas as pessoas simplesmente,nem dão importancia ao vazamento initerrupto de água por as vezes 12 horas,!!!!!!
    Eu fico pra morrer,onde devo denunciar?
    Que orgão pode me ajudar agardeço a ajuda e até!!!

  32. Glorinha:

    Fui em uma festa de aniversário de criança no Buffet Karambola em SP – V.Nova Conceição e fiquei horrorizada em ver que a torneira do banheiro estava quebrada e saindo água a festa inteira sem parar!!! Um absurdo não consertarem esta torneira ao ver que uma festa para 80 convidados ficaria assim, desperdiçando água por mais de 4 horas seguidas!!!!

  33. elizabeth:

    Há mais de 6 meses uma vizinha que tem a caixa dágua encostada em meu muro a deixa vazando sem parar dia e noite e não há nada que a faça desligar.
    Entrei em contato com a empresa distribuidora e me disseram que não consta dívida da mesma, portanto não tem o que ver.( a ligação é clandestina). A quem recorrer em um caso destes? Ela não fala mais conosco para não “dar confiança” e diz que não adianta dar queixa pois conhece todos na distribuidora

Publique seu comentário

AdsTop
AdsBottom
Receba nossas Novidades
Por e-mail
Artigos e Opiniões

CADASTRADOS: 3746 ON: 1
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo(a):
Email do Amigo(a):
Visual CAPTCHA
  • Carregando...


    Loading...

    Entrar






    Registrar | Esqueceu a senha?

    Faça parte deste projeto!

    simples e rpido. Basta preencher os 2 campos abaixo para fazer parte deste projeto e ainda utilizar todos os recursos do site.





    A senha ser enviada em seu e-mail.
    Entrar | Esqueceu a senha?

    Enviar nova senha





    Uma confirmao ser enviada para seu e-mail.
    Entrar | Registrar
  • Guia Mais São Paulo - O guia mais completo de São Paulo Mais São Paulo - Anuncie Guia Comercial Mais São Paulo - O guia comercial de São Paulo Guia Cultural de São Paulo Strapet