Mudanças climáticas representam um problema de segurança mundial

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Mudanças climáticas representam um problema de segurança mundial

Você acredita em aquecimento global? Essa é uma pergunta que já respondemos em outro artigo, abordando em todos os aspectos com base em argumentos sólidos a sua realidade e ainda fomos além concluindo que atividades humanas representam grande parte da culpa da atual grave situação das mudanças climáticas.

Porém nem todos ainda se deram conta da proporção da fatalidade que isto pode causar, podendo até extinguir toda (ou grande parte da) população humana. Este quadro pode ser revertido, e isso também já discutimos em muitas publicações, abordando soluções para se conter o aquecimento global, tanto por parte das autoridades como contribuição individual.

John Ashton, embaixador britânico para a área de mudanças climáticas sugeriu que “ainda não nos demos conta da escala do que precisamos fazer”. Ele abordou esta idéia no seminário que ocorreu em Ny Alesund, Noruega, a cerca de 1.200 quilômetros do Pólo Norte em que participaram 40 cientistas e autoridades de 13 países.

De acordo com Ashton, o aquecimento global deve ser entendido não apenas como um problema ambiental, mas também (e principalmente) como um problema de segurança em todo planeta, assim como o terrorismo ou uma guerra mundial, para finalmente as pessoas tomarem consciência da gravidade da situação e se mobilizarem apoiando projetos ambientais como este (AmaNatureza), e preservando o meio ambiente, além de difundir essas idéias para outras pessoas.

Note que isso não é uma história fictícia, inventada para simplesmente mobilizar as pessoas a preservarem o meio ambiente, todas essas informações explicadas são REAIS e de extrema importância que sejam entendidas para assim como conseqüência, haver uma cooperação global, sendo a única alternativa para se reverter essa situação.

Tendo como análise fatos históricos, podemos comparar que desde a Guerra Fria, as mudanças climáticas são o maior problema de segurança já sofrido pelo mundo, que coloca em risco a extinção de diversas espécies animais e vegetais, por uma questão óbvia, pois se não há condição climática adequada para vida, muitos seres vivos do planeta não sobrevivem e todos os outros que dependem desta espécie, também acabam entrando em extinção. Essa relação pode ser melhor compreendida lendo sobre “Cadeia Alimentar“.

Infelizmente, muitos continuam sem perceber os riscos envolvidos neste fenômeno global e se mantêm inalterados ante a grave situação. Ações simples como não desperdiçar recursos naturais e reciclagem de lixo já contribuem para preservação ambiental.

Especialistas que discutiram idéias sobre o aquecimento global no mesmo encontro na base de pesquisa do Ártico, adicionaram a informação de que há um excesso de preocupação referente aos gastos para minimizar a emissão de gases causadores do efeito estufa e que sucessivamente intensificam o aquecimento global.

O que adiantará “economizar” do ponto de vista a não investir em soluções para o aquecimento global, como substituir fontes sujas por fontes alternativas de energia, se o impacto de catástrofes ocasionadas pelo aquecimento global representa um gasto muito maior? Para se chegar a essa conclusão basta analisar prejuízos irreparáveis como mortes humanas e de diversas espécies, além de ser necessário um alto investimento para reconstruir áreas arrasadas e também fica cada vez mais difícil de resolver o problema, que continuará se intensificando devido a crescente emissão de gases poluentes.

Para o conceituado economista norueguês Joergen Randers, o aquecimento global deve ser encarado como um desafio que é totalmente diferente e tentar superá-lo, ao invés de ficarmos apenas nos preocupando com os gastos para mudar essa situação. Afinal, nós, seres humanos, somos os principais responsáveis por essa situação, por isso devemos revertê-la, arcando com os gastos necessários. (Por que lutar contra o aquecimento global?)

Até porque já foi discutido sobre os investimentos para frear o aquecimento global, e chegou-se a conclusão que são gastos administráveis, que provavelmente não desestabilizaram a economia de nenhum país.

Segundo um relatório do painel da ONU sobre o clima divulgado neste ano concluiu que mesmo sendo necessário tomar as medidas mais drásticas para conter as mudanças climáticas, essas soluções significariam um prejuízo, até 2030, de apenas 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Dificuldade na conscientização global

O que muitos especialistas consideram difícil de se alcançar é a conscientização global, já que para se resolver este problema não basta apenas investimentos em soluções para reduzir as emissões de gases poluentes, é necessário contar com o apoio de todos, e é algo complexo convencer milhares de indivíduos a preservarem o meio ambiente ou fazer com que empresas realizem investimentos em novas tecnologias para minimizar impactos ambientais.

Isso se confirma com pesquisas em que observando atitudes de pessoas na maioria dos países, a maioria delas costuma agir sem pensar nas conseqüências de longo prazo de seus atos. Para exemplificar essa afirmação, é tido como base o comportamento de fumantes ou aqueles que comem excessivamente que, respectivamente, não consideram o perigo de contraírem um câncer de pulmão ou de ficarem obesas.

Esta mesma lógica pode ser aplicada na conscientização ambiental e comprovada no exemplo de que a maior parte das pessoas não acha vantajoso comprar uma lâmpada mais cara, mesmo que tenha maior duração e seja de menor gasto.

Relação do projeto Ama com a solução para as mudanças climáticas

Apesar de toda falta de consciência em atos diários, em que muitos prejudicam o meio ambiente, o comportamento das pessoas está mudando, mas isso ainda ocorre a lentos passos.

O projeto AmaNatureza.com, através de informações sobre preservação ambiental, vêm avançando a conscientização global para que mais pessoas tenham conhecimento da gravidade da atual situação e que passem a ter atitudes ecologicamente corretas, já que são bem simples e não prejudicam o conforto moderno.

É também necessário investimento do governo em soluções para conter o aquecimento global, reduzindo as emissões de gases poluentes como o gás carbônico, emitido principalmente na queima de combustíveis fósseis como petróleo e em usinas termelétricas que utilizam o carvão como matéria-prima.

Então, visando também pressionar autoridades a investirem em alternativas para minimizar as mudanças climáticas, como investir em fontes alternativas de energia, estamos “recolhendo assinaturas” como um abaixo-assinado on-line para demonstrar que muitas pessoas já estão contribuindo com a preservação do meio ambiente e querem que as autoridades também tomem providências.

Para participar deste projeto, basta clicar aqui, e preencher seu nome e e-mail. Você receberá uma senha gerada aleatoriamente pelo sistema e poderá acessar o painel de usuário, onde será possível modificar sua senha e em breve haverá vários recursos exclusivos para usuários que estão participando do projeto.

O importante é que o maior número possível de pessoas contribuam com o meio ambiente e sejam cadastradas em nosso projeto, pois com uma elevada estatística com pessoas protestando/solicitando organizadamente através de nosso sistema para que políticos e autoridades passem a investir em soluções para reverter a situação, conseguiremos fortalecer essa idéia e os resultados ocorrerão na velocidade adequada para conter o aquecimento global.

Basta acreditar, ou se você acha isso tudo uma jogada de marketing que não resultará em nenhum objetivo, pelo menos tente e se quiser, você ainda pode ver as situações abaixo em que comprova a união das pessoas fazendo a força para reverter situações:
Projeto Tietê
Construção de fábrica é suspensa após 1 mi de mensagens SMS na China

Artigos relacionados:

Aumentar preço de água não é solução

Classes mais altas devem consumir mais, desde que utilizem com consciência

Economizar energia elétrica é mais importante que economizar água

Especial: Consumo consciente – Infográfico

Preservar e saber utilizar os recursos naturais – Apenas isso, basta?

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. rubia salles pereira
    rubia salles pereiraout 02, 2008

    trabalho

  2. rubia salles pereira
    rubia salles pereiraout 02, 2008

    Uma pesquisa interessante que nos ajudara
    a preservar o meio ambiente,e a segurança na mata

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.