Pode não haver mais soluções para salvar o mundo

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Pode não haver mais soluções para salvar o mundo

Já inicio este artigo dizendo que discordo da idéia dos especialistas que dizem em não haver mais soluções e o mundo irá se acabar num futuro próximo, pois se todos se esforçarem e agirem devidamente a favor do meio ambiente, essa situação pode ser revertida, mas o que não posso negar é que são grandes as possibilidades de o planeta se tornar cada vez mais infernal, pois atualmente tudo gera em torno da economia – maldita idéia capitalista – fazendo com que todos esqueçam das futuras gerações, ou do bem estar de todo planeta e não se preocupam com ninguém, cada um deseja apenas obter seu próprio sucesso financeiro sem importar como alcança-lo. Isso muitas vezes faz com que as diversas atitudes tomadas por todos nós para obter o tão desejado sucesso financeiro, prejudiquem em alta escala todo o planeta e talvez todo este elo reforça a idéia de ser muito difícil reverter à situação de um planeta infernal devido a grandes alterações nas condições ambientais.

Enfim, isso que estou publicando não é para ninguém ler e pensar: “se não há soluções para reverter todos os problemas de degradação ao meio ambiente, então estou pouco me importando com qualquer ação minha”, e sim totalmente o contrário, esta publicação é mais um importante reforço de que toda e qualquer situação, apesar da grande dificuldade, ainda é possível ser revertida ou pelo menos amenizada e o que precisa é do apoio e colaboração de todos.

Charge - ciclo da poluiçãoNesta charge ao lado (clique para ampliar), é muito interessante o ciclo estabelecido quando a personagem está se sentindo mal devido a alta emissão de gases poluentes de uma indústria na região onde ele vive, e vai ao médico que receita-lhe um determinado remédio para “contornar” o problema que a poluição está lhe causando como tosse, falta de ar. Então a personagem vai a farmácia onde adquire o remédio que foi receitado. No desfecho da charge, mostra a mesma cena inicial, retomando a indústria que está poluindo o ambiente, e ao ampliar o foco nesta empresa, observamos que é a responsável pela fabricação do remédio utilizado para contornar os males que a poluição está causando as pessoas.

Que incrível contradição desta excelente charge, que ilustra perfeitamente bem qualquer exemplo de que não podemos permanecer passivos e sim agir para reverter essa situação, de modo a não ficarmos tomando remédios que iniba as conseqüências da poluição em nosso organismo (pois de qualquer jeito estamos sendo prejudicados, apenas não estão aparecendo os sintomas) mas sim acabar com a poluição.

Já foram publicadas neste site diversas dicas de colaboração com o meio ambiente, ou utilização de recursos naturais sem prejudicar a natureza que podemos adotar, sem haver grandes influências em nossa rotina. Os endereço para esses artigos que contêm as dicas destacadas, encontra-se no final deste artigo em “Posts relacionados”, então não deixem de conferir e agir o mais rápido possível começando agora mesmo, pois esperar o amanhã pode ser tarde.

Além de você se conscientizar em relação à utilização dos recursos naturais sem prejudicar a natureza, é muito importante que essas informações cheguem para a maioria das pessoas, pois é de suma importância a colaboração generalizada e não estamos apenas falando de brasileiros, mas sim de pessoas de todo o planeta, inclusive nas nações em que há maior registro de atividades que degradam o meio ambiente por indivíduo, como os países desenvolvidos que emitem uma grande quantidade de gases poluentes entre outros impactos ambientais como China, EUA, etc. Veja o gráfico abaixo, com os dados de um estudo da World Wildlife Foundation (WWF) que analisa os padrões de consumo globais e calcula o impacto do consumo sobre o meio ambiente. Para chegar ao índice estabelecido foram levados em consideração fatores como uso de terra produtiva, recursos marítimos, emissões de dióxido de carbono, estabelecendo então a pressão exercida por consumidores médios nos ecossistemas naturais. Os resultados comparam a pressão per capita e nacional em vários países:

Pressão de consumo sobre a natureza

Observe que os países ricos (menos de 20% da população planetária) são responsáveis por cerca de 80% do consumo privado mundial, enquanto os pobres (cerca de 35% da população da Terra) representam apenas 2% do total do consumo privado. Isso significa que se a América Latina, Ásia e África tiverem o mesmo padrão de consumo dos países ricos, seriam necessários mais dois planetas Terra para atender a essa demanda. Ou seja, o planeta não seria capaz de absorver toda a poluição e a degradação geradas por um aumento significativo de produção e consumo.

Logicamente nosso projeto “AmaNatureza” está iniciando, por isso, o objetivo principal inicialmente é conscientizar o maior número de brasileiros a preservarem e utilizarem conscientemente os recursos naturais como a água (com certeza se este projeto tiver sucesso aqui no Brasil, irá crescer até ter uma influência mundial, ou ainda incentivar a criação de portais semelhantes ao AmaNatureza, mas com objetivo de abranger a conscientização de pessoas em outros países, por isso é muito importante que você indique este site a todos os seus conhecidos. É muito simples, basta você acessar nossa página de indicação, ou no final deste artigo, clique em enviar por e-mail, e preencher adequadamente os campos pedidos, é rápido e simples, e com isso a pessoa para qual você indicou este site irá receber em seu e-mail o link para acessar este site, e poderá ler todas as informações publicadas e passar a apoiar este projeto, cadastrando-se e ainda indicando a outras pessoas, fortificando a idéia de cooperação de todos.

Talvez muitos ainda não entendam que uma pessoa sozinha, pouco pode fazer para alterar qualquer situação, mas a grande maioria unida e lutando pelo mesmo objetivo – a preservação da natureza – com certeza pode vencer qualquer órgão resistente a preservação do ecossistema. Esse é o principal objetivo deste site, unir várias pessoas, através do cadastro neste projeto, indicando que apóiam as idéias aqui abordadas e com isso pressionar qualquer grande órgão e autoridades do governo a agirem em prol do meio ambiente.

Resultado da união do povo

Leve em consideração a imagem que resume a idéia de que sozinhos e desorganizados nada faremos, mas unidos, com o mesmo objetivo, organizadamente, é possível reverter qualquer situação. Então lembre-se, além de todos terem o mesmo objetivo, temos de estar organizados para reivindicar qualquer problema e passar a receber apoio de órgãos do governo. Então não deixe de se cadastrar nesse site, clicando aqui, e indicando mais pessoas a acessarem este portal para se conscientizarem e também passarem a apoiar esta idéia.

Se você já ouviu a frase “a burocracia mata a natureza” destacando a lentidão de propostas serem aceitas para formular leis que favoreçam a preservação meio ambiente, é porque ainda há poucas pessoas exigindo por isso, que mesmo apesar de muitos desejarem que sejam elaboradas e colocadas em práticas leis que beneficiem a natureza, é como se ninguém pedisse por isso continuando passivos. Agora se você e outras milhares de pessoas apoiarem este projeto, estaremos, juntamente com outras propostas, exigindo também a formulação e aplicação dessas leis e tenho certeza que por representarmos uma grande massa populacional, essa burocracia irá praticamente desaparecer. Acreditem nisso, ou se ainda você não acredita que junto com outras pessoas pode mudar a situação de empresas degradando em grande quantidade o meio ambiente e poucas ações do governo perante a toda degradação, mesmo assim apóie este projeto apenas para ver como será o resultado final, se irá ou não valer a pena. Não se preocupe que você não tem nada a perder e não correrá riscos de se expor publicando suas opiniões e apoiando as idéias que considerar adequada.

E em breve, também iremos disponibilizar mensagens muito interessantes e formatadas para serem enviadas em recados no orkut, trocas de mensagem por msn, etc, também estamos desenvolvendo peças publicitárias para você colocar em seu blog ou site, indicando este projeto e dizendo que você é a favor da preservação da natureza, que você “ama – ajuda o meio ambiente”. Aguardem que estamos ampliando nossos diversos meios de divulgação.

Como apoiar este projeto:
Cadastrando neste site você já estará apoiando este projeto, que tem como objetivo ajudar a preservação do meio ambiente e natureza.
Para se cadastrar, basta clicar aqui.

Outras perguntas referentes a este projeto você encontra em nosso FAQ (lista de perguntas e respostas explicando as dúvidas mais comuns sobre este projeto) – Clique aqui para acessar o FAQ completo sobre o projeto “AmaNatureza”.

Artigos Relacionados:
Utilizar adequadamente os recursos naturais para preservar o meio ambiente
Faça sua parte e denuncie o desperdício de água
Sensibilização de empresas e moradores alertas

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. luana
    luanamaio 21, 2008

    a natureza e a limpeza

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.