Sensibilização de empresas e moradores alertas

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Sensibilização de empresas e moradores alertas

“Sou empresário e só me importo em propor soluções lucrativas para a empresa, para com isso aumentar minha renda e viver cada vez mais tranqüilo”. Quantos empresários e funcionários eu já Indústria Poluidoraouvi dizendo essa mesma idéia, pessoas preocupadas apenas com o lucro e sem analisar nenhum impacto ambiental que podem vir a causar. Reconheço que há várias empresas que estão sempre investindo tanto em equipamentos como funcionários para exercer suas tarefas sem degradar a natureza e ainda até contribuindo para o meio ambiente. Mas isso é notável mais em empresas de grande porte, pois nas empresas de pequeno e médio porte, dificilmente irão investir em funcionários como ambientalistas para estar sempre analisando a relação da empresa com a natureza e propondo novas soluções, ou também não investirão em equipamentos ou infra-estrutura que pode representar um gasto mais alto e isso significaria um lucro menor.

O que talvez o empresário ganancioso não imagine é que se investir uma parte do lucro total da empresa em soluções para o meio ambiente na sua empresa pode vir ter um lucro maior, além de obviamente não poluir ou poluir menos a natureza. Vamos analisar alguns fatores para comprovar a idéia acima.

Quando se investe em infra-estrutura em sua empresa, planejando inicialmente a utilização de água, podendo instalar um sistema de reuso da água, isso irá lhe proporcionar uma imensa economia de água, principalmente para as empresas que necessitam de água para resfriamento, além de outras técnicas que exigem elevada utilização deste precioso recurso natural. Ainda pensando na água utilizada, a empresa deve ter uma rede de esgoto confiável, de maneira, a saber, o destino de todo resíduo do esgoto. Neste caso, o empresário deve consultar órgãos responsáveis da cidade onde a empresa está instalada para obter informações sobre a rede de esgoto. O ideal é que todo o esgoto da empresa jamais seja jogado indiscriminadamente paraPoluição Industrial qualquer rio, lago ou manancial e sim, deve ser tratado e só então deverá retornar para o fluxo estabelecido no meio ambiente. Por isso se a rede de esgoto da cidade não apresentar recursos de saneamento básico, faça essa exigência dos órgãos responsáveis, pois esta será uma excelente atitude, pois se não há tratamento de esgoto na cidade, não são apenas as empresas que estarão jogando os dejetos na natureza, mas também os resíduos de todos os domicílios dessa cidade ou região em que não há esse tipo de serviço. E em caso de indústrias de produção que emitem uma grande taxa de gases poluentes na atmosfera como o gás carbônico, devem instalar filtros em suas chaminés para reduzir o máximo possível essa taxa de poluição.

Em relação ao lixo que a empresa produz, é importante que seja analisado toda quantia de material possível que pode ser reciclado. Várias empresas desenvolvem técnicas particulares de reciclagem do lixo que produzem, de forma que o novo material originado do lixo, irá ser utilizado novamente pela própria empresa. Isso também lhe proporcionará uma boa economia e ainda poderá promover campanhas, anúncios na cidade para as pessoas separarem o lixo que sua empresa considera útil para reciclar e utilizar. Dessa maneira, se na cidade ainda não havia indústria responsável pela reciclagem de lixo (ou havia poucas indústrias e que não cobriam toda a cidade com o serviço de reciclagem), então você estará exercendo uma excelente atitude para o meio ambiente e ainda terá fonte de matéria-prima para determinadas áreas de produção sem precisar pagar nada, na verdade, o único investimento que se fez é da montagem dos equipamentos e funcionários para a reciclagem deste material, que são bem mais baratos do que comprar todo material novamente. Porém se os seus investimentos não chegam a este horizonte, que apesar de parecer um alto investimento, pela economia que se terá futuramente, representará um pequeno investimento, mas se mesmo assim não lhe convencer, então pelo menos exija que este serviço tenha para que todo material não utilizado possa ser reutilizado para outros fins, por outras pessoas.

Poluição LitorâneaMas como nem todo lixo é possível ser reciclado, por isso, assim como vimos à importância de saber o destino dos esgotos, é importante saber também o destino do lixo produzido. Se o lixo produzido é enviado para um lixão, é como se fosse tirar o lixo de um lugar e mandar para o outro e estará prejudicando o meio ambiente do mesmo jeito e podendo causar sérios riscos. Então o destino mais adequado para o lixo é para um aterro sanitário que tem toda estrutura planejada para não contaminar o meio ambiente.

E a exigência por esses serviços pode ganhar ainda mais força no caso de você estar decidindo um lugar para instalar sua empresa, pois é interesse para a cidade ter sua empresa instalada, já que irá cobrar imposto e se forem feitas essas exigências, talvez não por uma ou duas empresas, mas se a maioria das empresas se reunirem e proporem essa questão, será uma ótima pressão para instalarem esses importantes serviços, já que se não aderirem, as empresas irão se instalar em outro lugar.

Essa idéia representa o objetivo principal deste site, de que uma “formiguinha” pouco pode fazer e facilmente é destruída, mas se reunir milhares delas, formarem uma colônia, ampliarem seu território, irão se fortalecer cada vez mais e conseguir exercer influência sobre grandes órgãos.

Sempre quando for exigir algo em sua cidade, é importante contar com a cooperação e união entre empresas e moradores para apoiarem a implantação de sistemas necessários para uma cidade, como coleta seletiva de lixo, rede de esgoto com tratamento e saneamento básico, sistema de reciclagem de lixo.

E se os moradores de um bairro próximo a uma indústria poluidora desejarem reivindicar pelos seus direitos, para exigir que essa indústria entre nas normas de modo a não poluir mais o ambiente, ou se não entrar na norma, exigir o fechamento ou mudança desta indústria, reúnam-se, façam um abaixo-assinado e se comuniquem com a prefeitura da cidade para exigir uma ação imediata, pois além de toda degradação ao meio ambiente, sua saúde também é importante, já que várias indústrias emitem muitos gases poluentes, ou ainda depositam lixo próximo à área residencial causando riscos para toda população local. E jamais pense que você não tem forças para aplicar contra essa indústria, pois se juntando com outras várias pessoas e protestando com o mesmo objetivo, pressionando as autoridades locais, vocês conseguirão. Ainda mais sabendo que nós que escolhemos um determinado prefeito, e para ele continuar em um cargo por mais tempo, dependerá de nosso voto. Por isso, exijam e lutem pelos seus direitos.

– Comente este artigo: você é empresário, descreva um pouco sobre sua empresa em relação ao meio ambiente. Alguém já adotou sistemas particulares de reciclagem de lixo e pode descrever sua experiência em relação a possíveis economias e lucros da empresa? Ou você, morador próximo a uma indústria poluidora, descreva sua situação e explique se você já tentou se reunir com outros moradores para agir contra essa empresa e a favor de sua saúde e do meio ambiente.

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. Anderson Morais
    Anderson Moraisabr 30, 2007

    Comecei adotando um pequeno sistema de reciclagem em minha empresa que reutilizava todo material de celulose que minha empresa descartava, como principalmente em papéis de escritórios e caixas de papelão utilizadas para o transporte. Posteriormente passei a fornecer um sistema de coletava por toda região próxima a empresa, através de um caminhão e fazendo anúncios para os moradores separarem seu lixo que todo sábado de manhã e terça feira a tarde iríamos passar coletando esse material. Mas como de começo eu reciclava apenas papel e papelão, estava tendo uma disputa com catadores de papelão que dependiam disso para seu sustendo. Porém eu mesmo passei a comprar esse papelão que os catadores colhiam e já se deram por satisfeitos. Mas logo após um mês comprando o papelão dos catadores percebi a falha que eu estava fazendo e até que meu sócio sugeriu para empregar esses catadores de papelão em nosso serviço de reciclagem e deixar o apenas o caminhão responsável pela coleta desse material nas casas das pessoas. E foi uma excelente idéia, pois eles passaram a se empenhar, e tudo com um baixo custo para a empresa e como estava realmente sendo um lucro maior, ampliamos nosso serviço de reciclagem, passando a coletar também embalagens de alumínio, plástico e até vidro. Dessa maneira fomos desenvolvendo gradativamente nosso sistema de reciclagem interno, que passou a beneficiar uma grande região da cidade, contando com a cooperação de grande parte dos moradores separando todo lixo reciclável, e hoje já temos 32 funcionários e 2 caminhões responsáveis pelo serviço de reciclagem e ainda passamos a vender parte da matéria prima que produzimos a partir desses produtos recicláveis e que passou a sobrar. Arrecadamos cerca de 10 toneladas de “luxo” semanalmente. Agora já estamos pensando em fazer um centro de doações para pessoas doarem roupas usadas, brinquedos e até objetos tecnológicos já defasados, que poderá ser muito útil para outras pessoas.

  2. Maurí­cio Machado
    Maurí­cio Machadomaio 01, 2007

    Muito bem Anderson! Realmente não é como muitos pensam que já devemos iniciar com um gigantesco sistema de reciclagem, abrangendo uma cidade inteira. Sempre começamos em uma etapa pequena, até mesmo para não correr riscos de investir muito nesse setor e chegar a conclusão que não está sendo útil. Com certeza, creio que dificilmente alguém chegará a essa conclusão, pois sistemas de reciclagem só tem a trazer benefícios, mas não ir muito além para não ter um gasto inicial muito grande e sim deixar o próprio sistema de reciclagem interno adotado na empresa gerar a renda ou economia suficiente para ampliar este setor. Inclusive até devemos analisar para ver se é necessário a ampliação do seu sistema de reciclagem pois há empresas que abrangem principalemnte escritórios e a principal matéria seria o papel, então pode não houver necessidade dessa ampliação, a menos que você deseje fazer esse investimento para favorecer toda cidade e meio ambiente, ou se logicamente precisar reciclar outros tipos de materias. A idéia de empregar os catadores de papelão também foi uma excelente iniciativa, tanto social como ambiental e incluindo benefícios empresarias, confirmando que isso traz muitas vantagens. E acho excelente pessoas como você que estão sempre crescendo, e tenho certeza que o centro de doações que você está planejando será mais uma incrível idéia.

    Novamente, meus parabéns e toda sociedade e meio ambiente também agradece.

  3. Henrique Guedez Vasconcelos
    Henrique Guedez Vasconcelosmaio 04, 2007

    Minha empresa de sabão e produtos relacionados (sabonete, detergente…), passou a coletar óleo de cozinha já utilizado pelos moradores, então todo óleo que coletamos fazemos o tratamento adequado, que por sinal é bem barato, necessitando de poucos produtos químicos e mão-de-obra e então temos nossa principal matéria-prima com um baixo custo, aumentando assim a produção, lucros e o crescimento de toda indústria.

  4. Pesquisadora
    Pesquisadoraago 18, 2010

    Liderança ambiental mirim lança campanha de arrecadação de brinquedos
    Gabielle Brandão, a paulistana de 13 anos realizadora do programa Net Kids Super Ecológico e considerada como a mais jovem e promissora liderança ambientalista do Brasil, se propõe a “melhorar” a campanha Criança Esperança, arrecadando brinquedos usados para crianças que não os têm. “Convido todas as crianças e familias do Brasil a reciclar a alegria de brinquedos em bom estado que não são mais usados”, diz Gabrielle nas redes sociais Twitter e Facebook.
    Gabrielle acredita que as pessoas deveriam evitar o deperdício de brinquedos que não são mais utilizados: “Em vez de ficar ocupando espaço em casa ou acabar no lixo, vamos ocupar espaço no coração de quem precisa. Porque não?”

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.