Utilizar adequadamente os recursos naturais para preservar o meio ambiente

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Utilizar adequadamente os recursos naturais para preservar o meio ambiente

– Tópicos
Preservando e contribuindo com o meio ambiente
Coleta e Reciclagem de lixo
Economias domésticas que ajudam a preservar a água
Reuso da água
Rede de esgoto

Preservando e contribuindo com o meio ambiente
Atualmente a natureza vem sendo muito degradada, desde as diversas práticas de poluições até os desperdícios de seus recursos. Por isso preservar a natureza significa contribuir com cada atitude que tomamos em nossa rotina pensando em não prejudicar mais ainda o meio ambiente. Tenho certeza que é bem mais fácil do que muitos imaginam.

Fernando de Noronha

Mas que importância terá se entre milhares de pessoas em todo o mundo, apenas eu contribuir preservando os recursos naturais? Realmente, pouco irá adiantar, mas se todos nós pensarmos assim, então jamais teremos a maioria das pessoas contribuindo com a preservação da natureza. Comece hoje mesmo atitudes em prol do meio ambiente, e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo. Sei que várias pessoas já fazem sua parte, mas veja nossas dicas abaixo, e conclua se não há mais nada que você possa fazer, e se você não faz nada disso, está na hora de pensar no futuro do planeta e exercer “cidadania”, e essa frase, é válida também aos governantes para que tomem atitudes beneficiando o meio ambiente.

Coleta e reciclagem do lixo
Você sabia que cada pessoa produz em média aproximadamente 1 kg de lixo todos os dias? Logicamente variando de acordo com o que cada um consome, pois algumas regiões em áreas econômicas mais altas essa média de lixo produzida é bem mais alta. Mas o que não se pode negar é que todos nós produzimos lixo e em uma alta taxa, e olhando a média de lixo produzida por pessoa diariamente pode parecer pouco, mas quando comparamos o lixo produzido por várias pessoas de uma cidade, essa média chega a mais de 12.000 toneladas de lixo produzidos por dia apenas na cidade de São Paulo, sendo que com este lixo, em uma semana é possível encher um estádio para 80.000 pessoas e atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. No Brasil, todo esse lixo ocupa muito espaço de terrenos imensos que podiam ser utilizados para outras finalidades, mas agora são depósitos de lixo. Pior do que ocupar espaço é de toda matéria consumida do meio ambiente e jogada fora como se estivesse inútil e com isso a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. Há muitas coisas do lixo que não se podem aproveitar, mas podemos peneirar isso e reciclar muitas coisas, como plásticos, metais, vidros, papel, que consumiram matérias preciosas da natureza como a celulose e são descartadas após serem utilizadas uma única vez, e ao Comparativo da Reciclagemreciclarmos, estaremos criando um material novo e sem gastar mais nenhum recurso do meio ambiente. Por isso a prática de reciclagem do lixo é considerada uma das mais importantes, já que é produzido muito lixo, e nesse lixo há uma fonte de riquezas que pode ser reaproveitada, mas se for jogada fora, além de todo espaço ocupado pelos lixões e de todo risco que há nesses lixões, de crianças e adolescentes que trabalham no lixo e estão expostos a uma série de doenças que seriam facilmente evitadas já que por lidar com restos de comida, cacos de vidro, ferros retorcidos, plásticos pontiagudos e despejos com resíduos químicos, essas crianças sofrem de diarréias, tétano, febre tifóide, tuberculose, doenças gástricas e leptospirose já que nos resíduos sólidos, os microorganismos causadores de doenças sobrevivem por dias e até meses, também estaremos desperdiçando material que pode ser reaproveitado, e também, para os trabalhos de reciclagem de lixo nas de indústrias recicladoras são empregadas várias pessoas.

ReciclagemO lixo orgânico, como restos de alimentos, também pode ser reaproveitado, sendo transformado em adubo através do processo de compostagem, um método de tratamento dessa parcela orgânica existente no lixo que consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro. Mas no Brasil, de acordo com o IBGE, apenas 9% do lixo doméstico segue para a compostagem.

De acordo com dados de pesquisas realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes aos dados sobre reciclagem no Brasil, que retratam a proporção de material reciclado no consumo de algumas matérias-primas industriais (latas de alumínio, papel, vidro, embalagens PET e latas de aço) o Brasil é recordista mundial em reciclagem de latas de alumínio (89% em 2003, contra 50% em 1993). A reciclagem de papel subiu de 38,8% em 93 para 43,9% em 2002. Este é um bom dado, pois retrata o crescente índice de reciclagem no país. Outro dado da pesquisa é que cerca de 94% da população urbana é atendida com serviço de coleta domiciliar de lixo, mas por outro lado, a coleta seletiva de lixo, que pode contribuir de forma significativa para a redução da quantidade de resíduos a serem dispostos em aterros, como observamos no indicador Coleta seletiva de lixo (referente a mesma pesquisa) que mostra números incipientes no País. Somente 2% do lixo produzido no país é coletado seletivamente. Apenas 6% das residências são atendidas por serviços de coleta seletiva, que existem em apenas 8,2% dos municípios brasileiros, sendo que a maior concentração destes está nas regiões sudeste e sul do país.

Ou seja, podemos analisar o número alarmante de lixo produzido que é coletado, porém o seu destino final não contribui em nada para o meio ambiente nem para a população.

É um verdadeiro descaso do governo, que cobra tantos impostos, desvia tanta verba, em não fornecer um sistema descente de coleta seletiva de lixo em todo país, para evitar diversos problemas ao meio ambiente quando o lixo é mandado para os lixões sem nenhuma preocupação, entre eles a contaminação do ar com gases poluentes como o metano e dos rios e águas subterrâneas pelo chorume (líquido liberado pela decomposição do lixo) e também beneficiar os moradores evitando assim uma série de doenças e Lixãoepidemias como é possível constatar com base em fatos já acontecidos como a dengue, por exemplo que em 1982, o país registrou 12 mil casos da doença, todos na Região Norte, e em 1998, foram mais de 527 mil casos espalhados por todo o Brasil. Outra epidemia como a Cólera também ressurgiu com força nos anos 90, sendo que em 1991, foram 2,1 mil casos confirmados da doença, já em 1994, o país chegou a ter 51,3 mil pessoas infectadas com o vibrião colérico. Já a febre tifóide, causada pelo consumo de carne de porco contaminada, está em declínio no Brasil, mas são registrados mais de mil casos por ano da doença. Nos lixões, é comum ver famílias morando ao lado de chiqueiros, onde criam porcos que são alimentados com os restos de comida trazidos do lixo. Todos esses dados foram publicados com base em pesquisas da Fundação Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Por isso, além da reciclagem do lixo é muito importante que haja a coleta do lixo que não pode ser reciclado para que possam ser enviados para locais apropriados como aterros sanitários e não ser jogados em rios, matos, na rua, ou lixões comuns próximos a áreas urbanas, onde irá causar sérios problemas. Por isso não basta cobrar que o lixo seja coletado, mas o destino final desse lixo. Algumas pessoas acham ainda que o ideal seria a incineração desse lixo para não ocupar espaço nenhum na natureza. A incineração consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. Mas isso é uma prática inviável, pois de fato não estaria mais consumindo espaço na natureza mas possui desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; gases emanados da queima do lixo que são altamente poluentes; para esse tipo de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.

Esquema de aterro sanitárioEntão concluímos que o ideal é a reciclagem de todo lixo possível para reaproveitar matéria fornecida pelo meio ambiente, transformando o lixo em matéria-prima, conseqüentemente diminuindo o lixo a ser aterrado, e a coleta do lixo que não pode ser reciclado, deve ser enviado para aterros sanitários que consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho) e anexo a essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente. Com estes dois serviços (reciclagem e coleta de lixo) estaremos tendo boas vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais.

Se na sua cidade não há reciclagem de lixo e/ou não tenha coleta seletiva de lixo, então se reúna com seus vizinhos, tente lhes convencer a importância da reciclagem e coleta seletiva do lixo com base no que foi abordado neste artigo, e exijam esses dois importantes serviços para a sua cidade e para contribuir para o meio ambiente.

Não podemos esquecer de pessoas que jogam lixo na rua, em rios, ou qualquer outro tipo de lugar público por total falta de consciência, e esses tipos de pessoas devem ser denunciados, para serem alertadas e tomadas as providências necessárias para não repetir o ato que prejudica muito o meio ambiente.

E não apenas domicílios devem reciclar lixo, mas as empresas também, que geralmente produzem mais lixo do que qualquer pessoa, devem reciclar. Além disso, é muito importante que vocês se cadastrem nesse projeto (link para cadastro), pois estaremos exigindo das autoridades os serviços de coleta e reciclagem do lixo que são indispensáveis, tanto para o bem-estar dos moradores, quanto para a contribuição ao meio ambiente.

Economias domésticas que ajudam a preservar a água
Agora que já sabemos sobre a importância da coleta e reciclagem do lixo, vamos abordar sobre simples economias domésticas em que um grande número de pessoas pensando em simples atitudes proporcionará uma excelente ajuda para preservação da natureza.

Não estamos falando de economia para ter, por exemplo, uma conta de água mais barata, nem cortar todas as suas diversões com a água, mas sim para utilizar sem desperdício.

Além das dicas básicas e óbvias que todos nós já estamos acostumados a ouvir como fechar as torneiras da pia enquanto estamos lavando alguma coisa e abrir quando for enxaguar, e o mesmo para o chuveiro, e que nunca são compridas ao pé da letra, e não é para menos, pois na torneira até concordo que seja desperdício mas para o banho nos dá um ótimo bem estar alguns minutos a mais de água corrente pelo corpo, mas nada de ficar horas gastando água, apenas o necessário. Mas enfim, vamos ver agora outras dicas de economia da água que podem ser muito mais eficientes do que economizar alguns minutos de água no banho e sem comprometer nosso bem-estar e diversão.

Sistemas de tubulações de água que permitem tratar e reutilizar a água
Uma boa alternativa para as construções em andamento e uma opção para os imóveis antigos é o sistema para reutilização da água, que permite aproveitar as águas da chuva, de um poço artesiano ou mesmo a que desce o ralo. Os recursos captados são tratados e chegam novamente aos imóveis por uma tubulação diferente. Desta forma, pode-se usar a água “reciclada” para lavar o carro, a calçada, fazer faxina, encher a piscina, ou mesmo Naturezapara fazer o resfriamento em processos industriais. Esses procedimentos não necessitam de água potável. Estas estratégias podem incentivar autonomia de suprimentos, além do uso racional da água, com certificação de qualidade. No caso de uma fábrica de automóveis, por exemplo, a instalação de um sistema de reuso pode significar em economia de até 70% de água no processo produtivo e se 10% das indústrias adotassem a reutilização da água, a economia seria equivalente à metade do volume gasto na grande São Paulo em um dia (1,6 bilhão de m³).

Essa técnica não chega nem a 1% das instalações no Brasil e encontra uma barreira cultural, pois ainda não se confia no sistema de tratamento não proveniente das empresas oficiais (como Sabesp, por exemplo). Mesmo assim, devemos lembrar que a água encanada também apresenta contaminações ou excesso de cloro, por exemplo, o que leva ao uso de purificadores pelo consumidor final. Então devemos acabar com essa barreira para este excelente sistema.

Podemos relacionar esse sistema com o rio Tietê, pois despoluir a água proveniente do rio Tietê é caríssimo, mas, se parassem de sujá-lo, seria possível reutilizar a água como é feito na França e Inglaterra.

Com certeza, em um país onde a maioria das pessoas tem que economizar e trabalhar muito para conseguir uma moradia digna é muito difícil adquirir um sistema como esses que representa um gasto no orçamento. Mas para quem tem condições de fazer isso, deve planejar esse sistema no desenvolvimento de sua casa ou implantar em sua casa, mesmo que já esteja finalizada a obra, já que terá um gasto inicial um pouco acima, porém depois terá um benefício muito maior que além de estar preservando a água, um importante recurso natural e que vem sendo o problema deste século pela sua escassez (mas se soubermos utilizar iremos prolongar o fato da escassez da água), você irá economizar em contas de água muito mais do que gastou para implantar este sistema. Esse sistema de reuso da água também deveria ser implantado em condomínios e edifícios. E o governo mais uma vez pode exercer ação sobre isso, de forma que ao fazer as construções de moradias populares implantem este recurso, que terá um gasto maior, mas devemos sim exigir, pois este gasto é bem menor do que toda verba de dinheiro público que eles desviam.

O prefeito de São Paulo José Serra aprovou em 1º de julho de 2005 a lei 14018, que obriga as construções superiores a 10 mil m² a instalarem sistemas de reuso. Isso pode ser uma boa estratégia, desde que fiscalizada para ser cumprida adequadamente.

Aliás, novamente ao se cadastrar nesse site, estamos exigindo das autoridades que se invistam nesse sistema para viabilizar o custo da implantação do mesmo na maioria das casas, pois como já vimos, isso só tem a trazer benefícios para toda sociedade.

Além das dicas comuns de preservação de água e desse sistema de tubulações que permitem o tratamento e reutilização da água para outras funções, também podemos economizar água em piscinas, de modo a não trocar a água da piscina para deixa-la limpa mas sim a tratar com cloro que sairá bem mais barato e não irá desperdiçar água. Podemos utilizar também lavagem seca de carro, através de produtos químicos em locais especializados para aplicação deixa seu carro limpo sem a necessidade de utilizar água.

Rede de esgoto
A rede de esgoto no Brasil ainda é precária, e devido ao lançamento indiscriminado de esgotos domésticos é também um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública, devido aos agentes patogênicos que podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras. A solução é um sistema adequado de saneamento básico que Poluição - esgotopode incluir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, conforme o caso a ser estudado. A devolução do esgoto ao meio ambiente deverá prever o tratamento de águas residuais seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio, um lago ou no mar.

Isso confirma que no Brasil os mananciais são poluídos e que isso dificulta cada vez mais as possibilidades de abastecimento normal. Essa é mais uma importante questão e que deve ser cobrada das autoridades.

– Se você faz a sua parte contribuindo com o meio ambiente, cadastre-se neste projeto e demonstre sua contribuição para com os recursos naturais que nos cercam e ajude outras pessoas a se conscientizarem a participar deste projeto.

– Indique este projeto á seus amigos e familiares para que eles utilizem adequadamente os recursos naturais em suas casas para contribuírem com toda sociedade ajudando o meio ambiente.

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. Luiz Carlos Fortunato Filho
    Luiz Carlos Fortunato Filhojul 24, 2008

    Gostaria que me fornecesse um esquema de forno ecologico de alta temperatura para material plasticos envenenado que não pode ser comercializado, pretendo montar um forno em Alfenas – MG e Marilia – SP

  2. stephanie cristina correa lopes szaz
    stephanie cristina correa lopes szaznov 10, 2008

    essas pessoas querem morrer,porque elas vivem poluindo o ar não reciclam o lixo e ainda mais jogam lixo nas ruas.
    desse jeito o nosso planetinha morrera de poluição!
    por favor colaborem ta!
    beijinhos.

  3. stephanie cristina correa lopes szaz
    stephanie cristina correa lopes szaznov 10, 2008

    gente voltei iai já colaboraram?tomare que sim né?
    gente eu não quero morrer e sei que vocês tambem não!
    então COLABOREM
    VOU SOLETRAR
    C+O+L+A+B+O+R+E+M

  4. ABC
    ABCjun 05, 2009

    Cncrd cm vc, Stephanie

  5. ABC
    ABCjun 05, 2009

    Gente, se liga! Hoje é Dia Internacional do Meio Ambiente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. LARISSA
    LARISSAjun 15, 2009

    OBRIGADO

  7. luana
    luanaout 16, 2009

    oi!!!!!!!!!!!!!!!adorei a edição sobre Fernando de Noronha. Um abraço a todos e muito suceso!!!

  8. luana
    luanaout 16, 2009

    oi!!!parabéns pelos projetos adorei todos!!!

  9. gabrielly braga souza
    gabrielly braga souzamaio 17, 2010

    gostei muito do trabalho de voces nesse site .e gostaria que me mandasse mas coisas sobre o meio ambiental

  10. Encontre no Caparaó
    Encontre no Caparaóago 10, 2010

    Nosso Twitter http://www.twitter.com/encontrecaparao é responsável pela divulgação da Região do Caparaó Capixaba, considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil, localizada no Estado do Espírito Santo.

    Formada por 11 municípois, a região do Caparaó Capixaba, possui muitas belezas naturais, dentre elas: Serra do Caparaó, Pico da Bandeira e Cachoeira da Fumaça, possuindo um circuito de eventos e muitas festividades.

    Venha conhecer umas das mais atraentes regiões do Brasil!

    Esperamos você em nosso Twitter!

    Abs!

  11. DJ TONINHO CAIÇARA
    DJ TONINHO CAIÇARAset 12, 2010

    Eu acho ótimo todo trabalho social e a quantidade de seres necessitados no mundo e grande e a cada minuto cresce muito e vejo que tantas pessoas sem o mínimo de consciência se ingressam na política pregando educação, saúde, trabalho e meio ambiente e todos nos conhecemos o resultado! Eu vejo que o homem quer mudar mas o grande problema e o custo de cada projeto se e para salvar o planeta e a humanidade de caus ecológico e social porque não temos dinheiro para desenvolver nossos projetos? Já imaginaram se a vida fosse como um filme um filme assim de projetos lutas e conquistas onde bastasse a gente iniciar algo e todos nos ajudavam sem se preocupar com o valor e sim a altura das conquistas obtidas através desde projeto, mas aqui na vida real não e assim temos muito o que melhorar para se aproximar de deus e cuidarmos do planeta terra! Sou presidente da ONG “E EU” Ambiental Educacional Social aqui na cidade de estreito Maranhão, Onde estamos lançando nas escolas e bairros a carteirinha do “fiscal ecológico” com os personagens “Palhaciclagem e Reiciclagem” (criação Toninho caiçara)
    E um projeto educacional promovendo a mobilização dos estudantes e população em defesa da água, a importância da coleta seletiva, reciclagem de lixo e entulhos, reaproveitamento do óleo de cozinha usado, compostagem orgânica, incineração do lixo hospitalar, retratando a sua extrema importância para o eco sistema do planeta. E venho comunicando com varias empresas de eletro eletrônico e outros para nos ajudar com este projeto e na coleta seletiva de eletroeletrônicos, baterias, pilhas e cartuchos de impressoras e tonners, nas cidades de imperatriz, ribeiranhãozinho, Ribamar fiquene, campestre, porto franco, lajeado, são João do paraíso, estreito, e Carolina maranhão. Estamos pedindo para todo este trabalho, prestados as empresas, e ao meio ambiente, pois estes produtos estão poluindo o solo e água nesta região que citamos e visitamos por não ter nenhuma empresa que compre estas sucatas elas acabam nos lixões ou terrenos baldios, e com a lei de resíduos sólidos este grande trabalho vai sair em conta para as empresas que patrocinarem.
    PARA ESTE TRABALHO PRECISAMOS DE
    01 – Caminhão 3/4 baú com as logomarcas das empresas envolvidas e do projeto,
    600 Lts de óleo diesel por mês
    500,00 reais por mês para manutenção do veiculo sem compra de peças e pneus que venham quebrar
    4.300,00 reais para salários de quatro funcionários capacitados para dirigir e fazer a coleta e separação e embalagem dos recolhidos
    1.500,00 reais para aluguel do local de armazenamento ate a retirada quando formar a carga para as empresas virem buscar ou despacharmos
    200,00 reais para água e energia do local de armazenamento
    Este será um trabalho de muita dedicação seriedade e cuidado muito importante para as empresas e o meio ambiente e mais gerando empregos com carteiras assinadas, se tivermos cinco empresas envolvidas sai muito barato para elas. E só as empresas terem consciência e nos ajudar, pois assim vamos controlando o que esta muitoooooooo descontrolado este imenso problema chamado “Lixo Eletrônico” em dois mil e sete viajei por Tocantins, Goiânia, Brasília, são Paulo, belo horizonte e muitas cidades de minas, salvador e outras na Bahia. Visitando lixões e empresas de compras de sucatas e constatei que esta muito mais grave do que se vê e ouve, por isso espero com este apelo para o meio ambiente e o planeta que receberemos alguma resposta. Para informações e disk-coleta de eletroeletrônicos 0xx99 81605484 81262871 – tonicaicara@hotmail.com – Toninho caiçara esperamos uma atenção para começar-mos a negociar abraço a todos e nos ajude! contamos com sua parceria abraço

    “Para se transformar em realidade e solução acreditamos que só através da união educação dedicação e boa vontade de todos tudo sempre será possível”
    (frase Toninho caiçara)

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.