Ações humanas influenciam níveis de chuvas

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Ações humanas influenciam níveis de chuvas

Um recente estudo que analisa os impactos da ação do homem nas alterações dos níveis de chuva foi publicado na revista científica britânica Nature. A pesquisa realizada no Canadá chegou a já esperada conclusão de que ações humanas influenciam chuvas e seca.

No caso de chuvas mais intensas foram verificadas no norte da Europa e em relação às secas, atingiram regiões do México e a América Central. Com base nesta pesquisa, está a explicação para as incomuns enchentes para o verão do hemisfério norte no Reino Unido que ocorreram no final da semana passada.

Pois os cientistas mostraram que devido às mudanças climáticas que foram grandemente ocasionadas pelo homem fez com que ocorressem também alterações das precipitações em regiões com latitudes maiores que 50º em ambos os hemisférios.

Na zona influenciada está o Canadá, a maior parte da Rússia, a Grã-Bretanha e países do norte da Europa. Devido às enchentes que atingem a Inglaterra e o País de Gales, milhares de pessoas estão sem eletricidade e água potável.

Outra área também influenciada pelo nível das precipitações decorrentes da mudança climática originada em grandes proporções pelas ações humanas neste caso provocando secas é em amplas regiões ao norte da Linha do Equador, em que inclui o México, todos os países da América Central e países do norte da África.

A emissão de gases do efeito estufa é geralmente ocasionada pela queima de combustíveis fósseis como derivados do petróleo (gasolina, diesel) que são utilizados em motores de explosão que são geralmente motores de veículos ou ainda usinas termelétricas que utilizam o carvão como matéria-prima para geração de energia. Por terem, tanto o petróleo como o carvão, o átomo carbono em sua molécula, ao serem queimados para geração de energia, liberam este átomo que ao reagir com o oxigênio forma o gás carbônico, o principal gás causador do efeito estufa.

Devido a esta crescente emissão é que está influenciando o clima, pois ao intensificar o efeito estufa, mais calor fica retido na atmosfera, com isso estabelece-se o fenômeno conhecido como aquecimento global. Clique aqui para entender mais detalhes sobre a relação do efeito estufa e aquecimento global.

Mas se a temperatura aumenta, porque modifica os níveis de chuva? Com a temperatura mais alta, intensifica-se a evaporação, logo, os locais em que serão mais atingidos pelas elevadas temperaturas sofrerão secas, pois apresentarão uma grande intensidade de evaporação, e as nuvens carregadas com água podem avançar para outras regiões onde ocorrerão precipitações podendo ser em larga escala e ocasionar enchentes.

Com essas mudanças que analisamos derivadas da crescente emissão podem já ter tido grandes conseqüências nos ecossistemas, agricultura e saúde dos habitantes em regiões mais sensíveis às mudanças dos índices de intensidade das chuvas, como em regiões da África, mais precisamente ainda no sul do deserto do Saara.

Os pesquisadores asseguram que a ação do homem sobre o clima é demonstrada também pelas mudanças na temperatura do ar da superfície terrestre, na pressão do nível do mar e na temperatura do oceano.

Outros fatores também contribuem para mudanças no clima, como os próprios fenômenos naturais, originados de atividades vulcânicas, por exemplo, porém em proporções muito menor do que a ação humana.

Artigos relacionados:

O que o aquecimento global pode provocar no Brasil e no mundo

Previsão dos impactos do aquecimento global nos EUA

Evaporação mais intensa do que chuvas

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.