Brasil e Sri Lanka discutem cooperação para agricultura e biocombustível

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Brasil e Sri Lanka discutem cooperação para agricultura e biocombustível

Brasil e Sri Lanka debatem etanol e bioenergia

Agência Brasil

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, recebe nesta terça-feira (15) o vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Agrários da República Socialista do Sri Lanka, Siripala Gamlath. Eles vão tratar de assuntos do agronegócio como açúcar, etanol e bioenergia, além de temas de saúde animal e vegetal.

O vice-ministro cingalês visitará também as instalações da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Brasília. Gamlath irá ainda às cidades paulistas de Ribeirão Preto, Altinópolis e São Carlos, além de Uberaba (MG), para conhecer fazendas de criação de gado e unidades de inseminação artificial. Em Altinópolis e São Carlos, ele tomará café da manhã com produtores de café e visitará unidades de processamento do produto.

No dia 19, o vice-ministro retorna ao Sri Lanka.

 

Brasil e Sri Lanka discutem cooperação para agricultura e biocombustível

Quênia Nunes
Da Agência Brasil

Representantes do Ministério da Agricultura se reuniram nesta terça-feira (15) com o vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços do Sri Lanka, Siripala Gamlath. Durante o encontro, foi mostrado à comissão do país do sul da Ásia um panorama do agronegócio brasileiro, com destaque para as experiências em biocombustível, agroenergia e defesa sanitária animal e vegetal no Brasil.

Segundo o secretário-substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, o Brasil pode servir de exemplo para o Sri Lanka. “Eles estão demonstrando grande interesse pelo Brasil, em conhecer o sucesso do país na área de agricultura e vendo que é possível levar para eles um pouco dessa experiência do Brasil”, destaca.

De acordo com Colsera, a visita vai estreitar ainda mais o comércio entre os dois países. “Por enquanto, a relação comercial o Brasil e o Sri Lanka é muito pequena, mas existe possibilidade de o intercâmbio crescer, não só em termos de comércio, mas também em troca de experiência e de tecnologia”, afirma.

Para o secretário, seria importante para que as autoridades brasileiras visitassem o Sri Lanka para diversificar os mercados externos e beneficiar-se do crescimento econômico do sul da Ásia. “Seria interessante [para o Brasil] ampliar essa diversificação, até porque essa região da Ásia tem um potencial de desenvolvimento muito grande”, avalia.

Na quarta (16), a comitiva visitou fazendas de pecuária de corte em Uberaba (MG). A missão do governo do Sri Lanka, também foi a São Paulo, onde visitou fazendas de café e dois centros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): em São Carlos e em Piracicaba. A comitiva retorna ao Sri Lanka no sábado (19).

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.