Brasil participa de protesto contra o Japão pelo fim da caça às baleias

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Brasil participa de protesto contra o Japão pelo fim da caça às baleias

Ana Luiza Zenker
Repórter da Agência Brasil

O Brasil está entre os 31 países que apoiaram um protesto diplomático formal contra a caça às baleias promovida pelo Japão, segundo informações da organização não-governamental Greenpeace. O protesto, liderado pelo governo da Austrália, foi entregue pelo embaixador australiano ao governo japonês, em Tóquio.

Atualmente, o Japão argumenta que a caça é “científica”, mas os países conservacionistas afirmam que não há justificativa para a prática.

De acordo com nota divulgada pela organização, este foi o maior protesto internacional feito até agora contra o programa japonês de caça às baleias. A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores confirmou a adesão do Brasil ao protesto no final de dezembro e informou que este é o terceiro ano consecutivo de ação internacional sobre o assunto.

O Greenpeace informou também que neste ano o Japão pretende caçar quase mil baleias somente no Oceano Antártico, onde está um dos santuários destes animais – o outro fica no Oceano Índico e um terceiro está sendo reivindicado por países conservacionistas no Atlântico Sul.

Ainda de acordo com a organização, o programa de caça japonês causa prejuízo à industria australiana de turismo de observação de baleias, que movimenta mais de US$ 300 milhões por ano.

Além do Brasil, também apoiaram a Austrália no protesto Argentina, Áustria, Bélgica, Chile, Comissão Européia, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Equador, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, San Marino, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Uruguai.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.