Cinco mil escoteiros discutem em Foz do Iguaçu temas da agenda global

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Cinco mil escoteiros discutem em Foz do Iguaçu temas da agenda global

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil

Desde o domingo passado (11), cinco mil escoteiros de todo o país participam do 4º Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu (PR). Acampados no Parque Tecnológico de Itaipu, eles dividem o espaço com 310 convidados da Argentina, Estados Unidos, Chile, Japão, México, Paraguai e Portugal.

Além das tradicionais atividades recreativas, os jovens, com idade entre 11 e 17 anos que são supervisionados por pais e chefes do movimento escotista,  são estimulados a discutir temas globais de interesse ambiental e social.

Segundo o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Paulo Salamuni, o nome do evento resume bem o propósito do encontro: “Jamboree significa uma farra organizada”.

“Aproveitamos para discutir temas da agenda global, como o uso da água e do solo, do acesso às pessoas com deficiência e a prostituição infantil, entre outros”, diz Salamuni.

Ele conta que durante os sete dias do acampamento, os escoteiros também trabalham com conceitos de sustentabilidade e reciclagem. “O Jamboree serve para reafirmar o compromisso dos escoteiros por um mundo melhor”, argumenta.

De acordo com ele, o escotismo é importante para a sociedade pois prega conceitos de cidadania entre os jovens. “Sempre falamos de paz. Já vi escoteiros da Palestina e Israel reunidos em um Jamboree Mundial. Nossos preceitos são importantes para o mundo contemporâneo mais do que nunca”, diz.

O Brasil tem cerca de 70 mil escoteiros. No Jamboree, acampamento que acontece a cada três anos, há representantes de todos os estados, mas as maiores delegações vêm de São Paulo e do Paraná.

O movimento escotista tem como características divulgar valores como disciplina, respeito ao próximo, trabalho em equipe e cuidados com a natureza, entre outros. Fundado em 1907 pelo militar inglês Baden-Powell, o movimento hoje congrega 28 milhões de escoteiros em 220 países do mundo sob o lema “Sempre Alerta”.

Agência Brasil

Sobre

- Redação AMAEsta notícia foi selecionada pela redação do site AMAnatureza e disponibilizada aos leitores do projeto citando a fonte e créditos autorias de acordo com os direitos de divulgação estabelecidos pela instituição responsável.Ver todas as publicações de - Redação AMA »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.