Consumo de energia aumentou, informam órgãos responsáveis pelo setor

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Consumo de energia aumentou, informam órgãos responsáveis pelo setor

Demanda por energia cresceu 3,7% em relação a abril de 2007, informa ONS

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Embora os indicadores de desempenho da economia brasileira, em especial do setor industrial, continuem a apresentar um nível de produção e de consumo elevados, os valores preliminares de carga de energia demandados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) mantiveram-se praticamente inalterados, entre março e abril deste ano. Em relação a abril do ano passado, porém, os dados preliminares divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) indicam uma expansão de 3,7%.

Na avaliação do Operador, a estabilidade entre março e abril contrária “a relação histórica entre o crescimento econômico e o aumento do consumo de energia elétrica”.

Ainda segundo o ONS, fatores como o aumento da autoprodução de energia e o maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) de setores menos intensivos em energia podem ter influenciado este resultado.

A ocorrência de temperaturas “bastante” amenas também influenciou o comportamento da demanda por energia em abril.

No acumulado dos últimos 12 meses, o SIN acusou um aumento acumulado no consumo de energia elétrica de 4,7%, em comparação com o período anterior.

A demanda total do SIN em abril ficou em 51.978 megawatts médio (MW/médio), dos quais 32.313 megawats/médio dizem respeito ao consumo Sudeste-Centro-Oeste; 8.575 megawatts/médio à Região Sul; 7.484 à Região Nordeste – a que mais demandou energia em evolução percentual (5,0% em abril sobre abril de 2007); e 606 megawatts/médio no Norte.

 

Consumo de energia elétrica cresceu 4,3% no primeiro trimestre

Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil

O consumo de energia elétrica no país cresceu no primeiro trimestre deste ano 4,3%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram consumidos 96.290 GWh contra 92.291GWh dos três primeiros meses de 2007. Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa de Energia (EPE).

A indústria liderou o consumo nos três primeiros meses do ano com 42.907 GWh, um crescimento de 4,0%, na comparação com o primeiro trimestre de 2007. Em segundo lugar, o setor residencial fechou o período com 23.911 GWh, com um aumento de 4,2%, e o comércio em terceiro, com um consumo, nos três primeiros meses do ano, de 15.705 Gwh, um crescimento de 4,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com EPE, as baixas temperaturas, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, principalmente no mês de março, reduziram o ritmo de expansão do consumo residencial e comercial. Com a temperatura mais amena, os consumidores desses dois setores utilizaram menos os aparelhos de ar-condicionado. No setor industrial, a pesquisa da EPE detectou que a autoprodução de energia, principalmente na Região Centro-Oeste, também influenciou na desaceleração do consumo.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.