Destruição na Amazônia chega a 17% em cinco anos, indica ONU

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Destruição na Amazônia chega a 17% em cinco anos, indica ONU

Da Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente mostra que 17% do território da floresta amazônica foi destruído entre 2000 e 2005. Durante o período, foram queimados ou destruídos 857 mil quilômetros quadrados de árvores – o equivalente ao território da Venezuela. As informações são da BBC Brasil.

De acordo com o relatório ainda não divulgado oficialmente, a maior parte do desmatamento ocorreu em território brasileiro, mas os outros sete países que abrigam a floresta também estão sendo responsabilizados, com exceção da Venezuela e do Peru.

“A progressão das frentes pioneiras [processo de apropriação territorial, marcado pela abertura de estradas e urbanização] na Amazônia e as transformações que elas introduziram são tantas que o movimento de ocupação dessa última fronteira do planeta parece irreversível”, disse a ONU.

Além do desmatamento, a corrida pela apropriação das reservas e das matérias-primas da região, segundo a ONU, também apresentam um papel importante na deterioração da Amazônia. A entidade também condenou a situação “de grande pobreza” em que vivem as populações que habitam a floresta.

A previsão da ONU é de que o relatório final – com mais dados ainda sigilosos – seja divulgado durante o encontro anual de seu conselho administrativo, marcado entre 16 e 20 de fevereiro em Nairóbi, no Quênia.

Agência Brasil

Sobre

- Redação AMAEsta notícia foi selecionada pela redação do site AMAnatureza e disponibilizada aos leitores do projeto citando a fonte e créditos autorias de acordo com os direitos de divulgação estabelecidos pela instituição responsável.Ver todas as publicações de - Redação AMA »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.