É preciso desenvolver consciência planetária, diz professora no Dia Mundial da Terra

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

É preciso desenvolver consciência planetária, diz professora no Dia Mundial da Terra

Da Agência Brasil

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Terra, a professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Universidade de Brasília (UnB) Leila Chalub ressalta que é necessário desenvolver uma “consciência planetária” para que todos tenham participação efetiva na manutenção da vida. Em entrevista à Rádio Nacional, ela afirma que a data é uma boa oportunidade para refletir como as nossas ações podem interferir no destino do planeta. Há 39 anos o dia 22 de abril é dedicado à preservação do meio ambiente.

“As pequenas ações cotidianas, como cuidar do lixo e economizar água, podem ajudar a preservar o meio ambiente. Por isso, é importante que todos percebam que ter cuidado com o seu local é ter cuidado com o planeta”, acrescenta.

A idéia de se comemorar o Dia da Terra surgiu em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que se uniu oficialmente à causa em 1990.

Segundo Leila Chalub, nunca foi tão perceptível a fragilidade da vida do planeta. Atualmente, além da poluição, as mudanças climáticas, o aquecimento global e o uso da água e de todos os recursos naturais fazem parte da lista de preocupações com a preservação da Terra.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.