Embrapa reúne pesquisadores de cinco países para discutir cerrado e savanas tropicais

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Embrapa reúne pesquisadores de cinco países para discutir cerrado e savanas tropicais

Da Agência Brasil

O 9º Simpósio Nacional sobre o Cerrado e o 2º Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais deverão reunir, de hoje (12) até sexta-feira (17), mais de 500 inscritos, entre pesquisadores, professores e estudantes no ParlaMundi, em Brasília. Os participantes irão debater o tema Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais.

Os ganhadores dos concursos de redação e desenho serão premiados na solenidade de abertura hoje, às 19h30. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o estudante Igor Isídio Gomes da Silva, de 16 anos, do Executivo Colégio e Curso, de Guarabira, na Paraíba, vencedor do concurso de redação para alunos do ensino médio, e o estudante Vinícius Lima, 13 anos, da Escola Fundamental Pipiripau II, de Planaltina, no Distrito Federal, vencedor do concurso de desenho destinado ao ensino fundamental, irão receber um computador com configuração avançada e impressora.

De acordo com a Embrapa, a primeira noite dos simpósios também será de homenagem aos pesquisadores Djalma Martinhão Gomes de Sousa e Semiramis Pedrosa de Almeida. Martinhão é um dos pioneiros na pesquisa de solos do cerrado. Semiramis desenvolveu diversos projetos voltados para a conservação e aproveitamento de espécies nativas do cerrado.

O bioma cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia e a savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Sobre esse bioma, foram selecionados 418 trabalhos para apresentação no evento. Segundo a Embrapa, as pesquisas envolvendo o desenvolvimento do agronegócio no cerrado e os usos dos recursos naturais são consideradas pelos organizadores do evento “essenciais e de grande importância para subsidiar o equilíbrio entre sociedade, desenvolvimento do agronegócio na região por meio de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal”.

De acordo com a Embrapa, nos últimos anos, o crescimento da produção agropecuária no cerrado proporcionou incrementos significativos da porcentagem do agronegócio brasileiro no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2006, a região do cerrado contribuiu com 33% do PIB do agronegócio, empregando aproximadamente 40% da população economicamente ativa.

O evento será estruturado em quatro conferências, 12 painéis e um workshop, que encerra a programação na sexta-feira. Cada conferência terá duração de 60 minutos e mais 30 minutos para debate. Os simpósios reúnem palestrantes da África do Sul, Austrália, Venezuela, Estados Unidos, Escócia, além de diversos pesquisadores brasileiros.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.