EUA estão prontos para retomar debate sobre poluição, diz Al Gore

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

EUA estão prontos para retomar debate sobre poluição, diz Al Gore

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e membro do Partido Democrata norte-americano Al Gore afirmou hoje (30) que os Estados Unidos – por meio da liderança do presidente Barack Obama – estão preparados para se reengajar com a comunidade internacional. “Para se chegar a uma resposta urgente à crise climática e à econômica”, disse.

Ao participar do painel A Subida para o Desafio de Copenhagen do Fórum Econômico Mundial, ele avaliou que líderes globais, empresários e governos reunidos no evento devem apreciar a “magnitude” da mudança na liderança norte-americana.

Sobre a reunião em Copenhagen no dia 7 de dezembro deste ano – para discutir avanços na agenda do Protocolo de Kyoto -, Al Gore destacou que é preciso conseguir uma visão “clara e compartilhada” de qual direção o mundo irá tomar.

“Temos um mercado de US$ 6 trilhões em investimentos em subprime de carbono, cujo valor é baseado na idéia de que é aceitável despejar 70 milhões de toneladas de poluição que contribui para o aquecimento global a cada 24 horas na fina camada de atmosfera que circunda o planeta. Estamos assitindo ao derretimento do continente polar e uma lista de outras conseqüências. É uma idéia que está em colapso”, afirmou ele.

Para o político norte-americano, é preciso colocar um preço no carbono para que os mercados possam tomar “decisões inteligentes” sobre a alocação de capital, sobre uma produção mais efetiva e limpa e sobre a redução de desperdícios.

“Uma vez que nos movamos a uma decisão compartilhada sobre energias renováveis e movidas a menos carbono, veremos um grande volume de investimentos. Amigos dizem que quando a nova administração norte-americana se reúne para discutir mudanças, que o presidente Obama é a pessoa mais ‘verde’ na sala. Ele está batalhando por uma mudança na direção correta. Se outros governos em todo o mundo fizerem o mesmo, poderemos fazer essa curva rumo a um futuro com menos carbono. O tempo está acabando”, alertou.

Al Gore pediu que os participantes do fórum não encarem a reunião em Copenhagen apenas como “um episódio a mais e que antecede outras reuniões”. “Precisamos de um acordo este ano”, disse ele.

Agência Brasil

Sobre

- Redação AMAEsta notícia foi selecionada pela redação do site AMAnatureza e disponibilizada aos leitores do projeto citando a fonte e créditos autorias de acordo com os direitos de divulgação estabelecidos pela instituição responsável.Ver todas as publicações de - Redação AMA »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.