Exemplo que comprova a força da união das pessoas

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Exemplo que comprova a força da união das pessoas

30/05/2007

Construção de fábrica é suspensa após 1 mi de mensagens SMS na China

da Efe, em Pequim

“União” para salvar o mundoUm milhão de torpedos (mensagens de celular) enviados por cidadãos convenceram o governo local de Xiamen, da província de Fujian (leste da China), a suspender a construção de uma fábrica química “altamente poluidora”. A informação é da agência estatal Xinhua.

A campanha foi lançada por um grupo de opositores à instalação da fábrica de paraxileno, produto petroquímico utilizado na fabricação de poliéster e garrafas PET. O grupo teme o impacto ambiental da fábrica e suas conseqüências para a saúde de trabalhadores e moradores da região.

O governo anunciou a suspensão do projeto, avaliado em US$ 1,4 bilhão, promovido por um grupo taiuanês e que deveria produzir 800 mil toneladas de paraxileno ao ano. O composto é cancerígeno em potencial se entra em contato com humanos.

As mensagens de protesto afirmavam que a fábrica, já em processo de construção, constitui “uma bomba atômica em potencial”, já que está situada a apenas sete quilômetros do centro de Xiamen, perto de áreas residenciais e centros de educação.

Em março, 105 assessores da Assembléia Nacional Popular (ANP, Legislativo) haviam advertido quanto aos riscos desse projeto durante uma sessão parlamentar em Pequim.

A poluição derivada do acelerado desenvolvimento industrial se transformou em um dos grandes problemas da China, com sérias conseqüências para a saúde de seus habitantes e para o meio ambiente.

Essa poluição e a exposição dos alimentos a produtos químicos elevaram a incidência do câncer entre os chineses nos últimos anos. Além disso, 70% dos rios e 90% das águas subterrâneas do país estão contaminados, segundo as estatísticas do governo.

FolhaOnline

Este protesto que uniu forças de várias pessoas através de uma “simples” mensagem de celular demonstra que se apenas um, dez, ou cem pessoas tivessem mandado esta mensagem pouco adiantaria, mas como foram 1 milhão de mensagens contra a abertura da empresa poluidora, aí foi decretado um grande abaixo-assinado e que conseguiram impedir a abertura desta fábrica.

“O governo anunciou a suspensão do projeto, avaliado em US$ 1,4 bilhão, promovido por um grupo taiuanês e que deveria produzir 800 mil toneladas de paraxileno ao ano. O composto é cancerígeno em potencial se entra em contato com humanos”.

“União” é a chave para defender o que temos de mais belo em nosso planetaA atitude promoveu alterações, que contribuem com o meio ambiente, apenas em uma pequena área, mas pessoas comuns tiveram de lutar com uma potência valiosa, por estar comprovado que iria afetar a saúde da população local, então decidiram agir e agiram bem. Mas por que apenas para isso as pessoas querem agir? Podemos analisar que só tendemos a agir quando algo vai nos influenciar diretamente. Mas e toda emissão de gás carbônico de indústrias, poluição gerada pela falta de infra-estrutura em cidades, isso por não nos comprometer diretamente, no momento, poucas atitudes são efetivadas, porém é necessário refletir e saber que estes problemas de poluição afetam o planeta inteiro, em proporções de alta gravidade e danos aos seres humanos e por isso devemos agir.

É difícil, pois foram necessárias um milhão de mensagens via celular para impedir a abertura de uma empresa considerada de alta importância para economia e para promover mudanças que contribuam para o meio ambiente em um país inteiro ou abrangendo uma área de influência até maior, serão necessários muito mais do que um milhão de pessoas que apóiam a idéia. E a dificuldade está em fazer com que as pessoas se conscientizem e participem do projeto AmaNatureza, mas com o esforço mínimo de cada um de nós em indicar para pessoas conhecidas, ajudando a divulgar este projeto iremos conseguir um grande destaque.

Artigo relacionado:

Projeto Tietê

Entenda sobre o projeto de recuperação do rio Tietê e veja como ele foi colocado em prática, confirmando mais um exemplo real de que a união das pessoas é a força e podemos alcançar isso em escalas maiores através do site AmaNatureza.

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.