Frota de veículos do Rio terá emissão de gases poluentes controlada pelo Detran

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Frota de veículos do Rio terá emissão de gases poluentes controlada pelo Detran

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Carros, ônibus, táxis e motos. A partir deste ano, para ser aprovada na vistoria anual do Departamento de Trânsito (Detran) do Rio, a frota de 1,6 milhão de veículos deve estar dentro dos limites de emissão de gases poluentes.

O Rio é o primeiro estado a adotar a medida. Anteriormente, a vistoria não reprovava os veículos por esse motivo.

“Era reprobatória a parte da segurança, como problemas nos freios e farol”, disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. “No documento de licenciamento aparecia que o carro estava em desconformidade [com a emissão de gases] e o motorista saia tranqüilamente da vistoria”.Minc estima que 25% da frota esteja irregular, sendo responsável por 77% do total de poluentes emitidos para atmosfera no estado.

Os veículos reprovados pelo Detran podem ficar sem o documento de licenciamento anual. Caso sejam parados em blitzes, podem pagar multa de R$ 191,62 e até ter o carro apreendido, o que implica mais gastos.

Aqueles que estiverem de acordo com determinação, além de ajudar a preservar o meio ambiente, podem até fazer economia, já que com o motor regulado, o carro consome menos combustível.

A medida, por enquanto, agrada os motoristas. Nesta quinta-feira, no posto do Detran de Santa Luzia, no centro do Rio, o engenheiro Roberto Santos, que teve o carro aprovado, disse que espera ter uma vida mais saudável. “Nós respiramos e ninguém está livre de ser contaminado pelo excesso de gases”.

A vistoria do Detran será feita, inicialmente, nos postos de Santa Luzia, Ceasa, São Gonçalo e Belford Roxo (região metropolitana).

Caso seja constatada alguma irregularidade, o motorista poderá fazer uma nova vistoria em 30 dias, sem custo e sem ter que pegar fila novamente.

Até o final da semana, o Detran se comprometeu a divulgar em seu site a lista com as oficinas autorizadas a consertar e verificar a emissão de gases poluentes pelos veículos. Ainda não foi estimado o valor do serviço.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.