Fundação de Medicina Tropical do Amazonas inaugura centro de estudo sobre insetos

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Fundação de Medicina Tropical do Amazonas inaugura centro de estudo sobre insetos

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil

Começou a funcionar esta semana, em Manaus, o primeiro Centro de Entomologia do Amazonas. A nova unidade é vinculada à Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT/AM) e promete ampliar as atividades de identificação de insetos vetores de males como a doença de Chagas, leishmaniose, malária, dengue, febre amarela urbana e silvestre, além de contribuir para o acompanhamento e para a cura das doenças amazônicas que atingem a população da região. O centro possui área construída de 412 metros quadrados.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação, Silas Guedes de Oliveira, o Centro de Entomologia do Amazonas fará a captura de insetos nas áreas onde equipes médicas identificarem ocorrência de possíveis doenças tropicais.

Segundo ele, as ações estarão sempre ligadas a uma equipe que trabalha com atividades em saúde, ou seja, com o tratamento das pessoas e com a busca dos agentes causadores de tais doenças. Oliveira afirma que grande parte das doenças detectadas na Amazônia é transmitida por insetos.

“A expectativa é que todo trabalho possa respaldar, no seu nível de competência, o que a FMT pode oferecer à população, não só na assistência médica em si, mas também nas condições de atendimento em geral. O centro irá contribuir para o acompanhamento e a identificação das doenças amazônicas”, declarou.

A FMT já trabalha com entomologia há quase 10 anos. Contudo, na nova unidade, haverá uma concentração de especialistas e técnicos na área de estudo de insetos. Na avaliação de Oliveira, o conjunto dos trabalhos poderá estimular estudantes de nível médio e, contribuir, inclusive, para a melhoria de vida das pessoas atingidas por doenças tropicais.

“Ao longo desse tempo fomos aperfeiçoando nossos conhecimentos, formando pessoas, criando estruturas técnicas e de laboratório e hoje nos sentimos em condições de levar adiante esse centro, que é um local onde haverá não só ensino e pesquisa, mas também a facilidade de expor a quem interessar, o insetário, descobrindo como cada um desses vetores ataca as pessoas, de que forma transmitem doenças”, acrescentou.

O Centro de Entomologia do Amazonas foi inaugurado na última quinta-feira (21). A FMT é considerada por especialistas uma das grandes referências nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.