Governadores da Amazônia Legal querem crédito para pagamento de serviços ambientais

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Governadores da Amazônia Legal querem crédito para pagamento de serviços ambientais

Luana Lourenço
Enviada Especial

Os governadores da Amazônia Legal querem que o governo crie mecanismos de financiamento para garantir o pagamento de serviços ambientais e valorizar a floresta em pé.

Em carta entregue hoje (30) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores também reivindicaram, com “metas, recursos e prazos”, o fortalecimento de reservas que beneficiam a região, como os fundos Constitucional de Desenvolvimento do Norte e o Desenvolvimento da Amazônia.

A regularização fundiária, o estabelecimento de mecanismos de organização territorial e a Elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico (VEE) da região também foram apresentados na carta assinada por sete governadores como medidas que exigem “caráter de urgência” para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“É preciso colocar em prática a transversalidade defendida pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e fortalecer as ações de comando e controle contra o desmatamento”, defendeu o governador do Acre, Binho Marques.

Os governadores também declararam apoio à reconstituição da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudan), extinta em 2000, após escândalos de corrupção.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, defendeu a necessidade de políticas diferenciadas para os estados da região. “A Amazônia é um território muito heterogênico, e as politicas para a região também precisam ser. Muitas coisas nos unem, mas muitas nos diferenciam”, afirmou Maggi.

“Não dá para dizer que a Amazônia é um santuário, que não será ocupado pelos brasileiros e que os recursos naturais não serão aproveitados pelos povos que vivem na região”, acrescentou o governador do MT.

Maggi se ofereceu para ser o anfitrião do próximo encontro do fórum de governadores da região, que deve ocorrer em 60 dias.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. Norma Coelho
    Norma Coelhojun 15, 2008

    O que vemos é que o desmatamento continua acelerado por aqui. E a Ex-ministra Marina sentia isso na pele, afinal ela é fruto da terra.

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.