Ibama marca nova audiência pública sobre licenciamento ambiental de Angra 3

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Ibama marca nova audiência pública sobre licenciamento ambiental de Angra 3

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) marcou audiência pública sobre o licenciamento ambiental da Usina Nuclear Angra 3 na cidade de  Ubatuba (SP) para 28 de março. A medida atendendo às exigências da legislação e a pedido do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema)

Edital com essa finalidade foi publicado pelo Ibama na edição do Diário Oficial da União no dia 1 de fevereiro. Serão analisados, na ocasião, o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) da usina.

Por determinação da Justiça, o Ibama já havia programado três novas audiências públicas sobre Angra 3, em 25, 26 e 27 de março. As sessões ocorrerão nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, na Costa Verde fluminense.

A exigência está em liminar da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, gerada por ação civil pública movida pelo procurador da República André de Vasconcelos Dias. Ele aponta riscos de catástrofe nuclear se for construída a usina. O Ministério Público Federal solicitou à Justiça o cancelamento das audiências realizadas em 19, 20 e 21 de junho do ano passado nos três municípios.

A Eletronuclear recorreu da decisão liminar. O superintendente de Licenciamento e Meio Ambiente da estatal, Yukio Ogawa, assegura que o objetivo das audiências públicas, “que é levar a informação à população”, foi inteiramente atendido. Ele informa que 1,3 mil pessoas em média estiveram presentes em cada audiência: “Houve uma presença maciça de público. Nós tivemos três audiências com o plenário praticamente ocupado”.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.