Novos sistemas para cálculos de previsão climática

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Novos sistemas para cálculos de previsão climática

Pesquisadores britânicos divulgaram um estudo publicado na revista Science prevendo que o aquecimento global terá uma diminuição até 2009, mas voltará com força total após esse período, registrando então novas temperaturas recordes. Os cientistas aperfeiçoaram detalhes para previsão climática, melhorando a precisão de extensos modelos de computador que calculam alterações na temperatura.

Nas análises de cálculos foram adicionados fenômenos como o El Niño, diferenciações nas correntes do mar, diferenças específicas na temperatura dos oceanos, itens que não tinham em modelos anteriores e que focalizava análise de fatores externos ao clima, como radiação solar e partículas na atmosfera.

Com base nos novos cálculos, é previsto que o aquecimento global sofra uma redução até 2009, mas após isso, pelo menos nos próximos cinco anos (depois de 2009) serão registradas as temperaturas mais quentes, superando 1998, o ano mais quente registrado até o momento.

Avaliando períodos de dez anos, desde 1982 até 2001 para verificar a funcionalidade do novo sistema, foi capaz de confirmar o que aconteceu com precisão de 50% mais eficiente do que os modelos de cálculos antigos. Apesar dessa melhoria, este sistema ainda apresenta falhas, já que tem uma grande margem de variação, que pode ir de 5% até 95%.

Com isso concluímos que apesar de muitos estudos, diversas previsões, não é possível saber ao certo o que vai acontecer, pois são diversos de fatores que influenciam na temperatura, e qualquer mudança em um deles, pode significar grandes alterações em previsões científicas.

Por isso, não podemos acreditar em qualquer informação que faça previsões específicas sobre as alterações climáticas, devemos então estar sempre atentos e minimizar ao máximo fatores humanos que intensificam o aquecimento global, como a emissão de gases poluentes originadas da queima de combustíveis fósseis.

Hoje, 12 de agosto de 2007, dia dos pais. Um domingo especial, lembrado por muitas famílias com eventos festivos, presentes, entre outras comemorações sociais. Mas pai é todo dia e não apenas em uma única data. Filhos se inspiram em seus pais, seguem muitas de suas atitudes, os tem como ídolo.

Por isso é muito importante pais passarem boas atitudes a seus filhos, preservando o meio ambiente, utilizando recursos naturais sem desperdício, reciclando lixo, entre muitas outras atitudes que devem ser demonstradas, não só relacionadas com consciência ambiental, mas também educação, caráter, solidariedade, determinação, etc.

Infelizmente também há muitos pais que não se dedicam a transmitir cultura para seus filhos, por variados motivos. Esses devem receber um “presente” em especial de seus filhos. Uma conversa que demonstre a importância de aumentar a relação familiar e ainda muitas vezes os filhos que olham o pai fazendo algo errado, como desperdiçando água, devem alerta-los.

Então, após destacarmos este laço familiar, que sempre deve existir para uma vida saudável em todos os aspectos, encerramos esperando que a conscientização esteja presente em todos, e disseminando cultura, para vivermos bem.

* Toda equipe do projeto AmaNatureza deseja um feliz dia dos pais! *

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.