ONS constata que consumo de energia cresceu 4,1% em um ano

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

ONS constata que consumo de energia cresceu 4,1% em um ano

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

O consumo de energia elétrica no país cresceu nos últimos doze meses 4,1%, em relação ao mesmo período imediatamente anterior, segundo os valores preliminares de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) e divulgados hoje (30) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Os dados indicam que o consumo, em junho, expandiu 0,9% em relação a maio. Quando comparado com junho do ano passado, no entanto, a alta do consumo de energia chegou a 5,6%, em junho de 2008.

Segundo o boletim Evolução da Carga no Sistema Interligado Nacional e Subsistemas, elaborado pelo ONS, o crescimento da demanda externa está sendo puxado pelo aumento da renda e pela expansão do crédito, além do incremento da produção voltada para a exportação. Somados, estes fatores explicam “o bom desempenho das atividades econômicas”, afirma o ONS, para quem os últimos indicadores divulgados, confirmam que “continuam positivas as perspectivas para a economia brasileira”.

Os dados indicam que o subsistema da região Sul do país foi o que apresentou o maior aumento de consumo, no resultado de junho deste ano, com expansão de 6,2%, em relação a junho do ano passado, e de 4% no acumulado dos últimos doze meses.

Os valores preliminares de carga de energia verificados em junho no Subsistema Sul sinalizam uma variação positiva de 3,4% em comparação a maio – resultado bem superior ao da média nacional na mesma base de comparação: apenas 0,9%.

O resultado acumulado nos últimos doze meses foi puxado pelo Subsistema Nordeste, com elevação de consumo de 4,3%, para uma média nacional de 4,1%.

No Subsistema Sudeste-Centro-Oeste, os valores preliminares apontam uma variação positiva de 1,4% em relação a maio; mas em compensação de 5,9% sobre junho do ano passado. No acumulado dos últimos doze meses a alta foi de 4%.

Os dados do Subsistema Norte indicam variação negativa de 0,3%, entre maio e junho – a única queda entre os quatro existentes. Com relação a junho de 2007, porém, há crescimento da demanda por energia de 5% na região.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.