Prêmio reconhece iniciativas internacionais para cumprir Objetivos do Milênio

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Prêmio reconhece iniciativas internacionais para cumprir Objetivos do Milênio

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

O Prêmio Internacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), criado para incentivar os países no cumprimento das metas do milênio, foi entregue hoje (5) em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio é uma parceria entre a Rede de Organizações Não-Governamentais da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis).

Das quatro iniciativas premiadas, duas são de organizações não-governamentais (ONGs): a argentina Fundação Hernandiana foi premiada pelas ações de conscientização ambiental e de saúde desenvolvidas em universidades daquele país, e a Good Neighbors, que atua em 21 países em desenvolvimento, foi escolhida pelos projetos de apoio à infância e combate à pobreza realizados em comunidades da Coréia do Sul.

Também foram escolhidos os conselhos econômicos e sociais de Mali e da Costa do Marfim, premiados por projetos em defesa de produtores de algodão e pela promoção de atividades educacionais para crianças, respectivamente. Cada

uma das iniciativas receberá US$ 6 mil de patrocinadores ligados à ONU.

O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, atual presidente da Aicesis, disse que o prêmio fortalece o combate à exclusão social e aproxima os países do cumprimento das metas do milênio. “É importante viabilizar agora o intercâmbio, a formação de redes, para o aprimoramento e multiplicação das práticas e do conhecimento desenvolvidos [pelos premiados]”, afirmou.

Segundo a secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, Esther Albuquerque, o prêmio estimula novas iniciativas para alcançar os ODM. “Deve estimular organizações sociais e não-governamentais na promoção dos Objetivos do Milênio, seja através de ajuda a organizações mais pobres, ou pela disseminação das metas por universidades, por exemplo”.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram criados em 2000, durante a Cúpula do Milênio, organizada pela ONU, onde foram definidas metas a serem cumpridas por 189 países até 2015. Entre as metas, estão a erradicação da fome e da pobreza, a redução da mortalidade infantil, a promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e a garantia da sustentabilidade ambiental.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. IBAP
    IBAPdez 01, 2008

    casa ambiental feita com plástico reciclado
    veja mais em http://www.ibap.ind.br

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.