Tremor de 6,8 graus atinge o litoral norte do país

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Tremor de 6,8 graus atinge o litoral norte do país

Tatiane Saraiva
Da Agência Brasil

O litoral norte do país foi atingido hoje (8) por um tremor de 6,8 graus na escala Richter. Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, o tremor foi registrado por volta das 7h30, pouco mais de 1.500 quilômetros a nordeste de Belém (PA), e não há risco de ocorrer tsunami (onda ou série de ondas gigantes no mar).

“Esse é um tremor forte, podem acontecer na seqüência tremores de menor magnitude, mas não tivemos notícia de que foi sentido em algum lugar do Brasil. Não há perigo de conseqüências danosas para o país”, afirmou Barros.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico, de acordo com agências internacionais de notícias, informou que há uma pequena chance de uma grande onda atingir o Mar do Caribe, mas descartou a ameaça de tsunami.

Barros disse ainda que com um terremoto dessa magnitude sempre surge a preocupação de ocorrência de tsunami, porque o tremor foi no limite entre a placa da África e a da América do Sul. Ele explicou que os tremores acontecem em função do deslizamento de uma placa em relação a outra, ao longo do que os geólogos chamam de falhas transformantes.

“Os terremotos que geram tsunami são aqueles que fazem o fundo oceânico levantar. Esse terremoto no meio do Oceano Atlântico não movimenta o fundo – simplesmente uma placa desliza contra a outra e isso não gera movimentação da massa, portanto não gera tsunami”, acrescentou.

Agência Brasil

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.