Destaques Home

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Relatório do Greenpeace revela que usinas nucleares contribuem para efeito estufa

A entidade ambientalista Greenpeace apresentou hoje (26) um relatório sobre a emissão de gás carbônico a partir do funcionamento da usina nuclear de Angra 3.

Mais informações

Venda da Amazônia

Uma organização não-governamental inglesa oferece a compra de terras da Amazônia por meio da internet. A ONG alega que a compra ajuda a preservar o meio ambiente. A Agência Brasileira de Inteligência e a Polícia Federal já investigam a entidade suspeita de irregularidades.

Mais informações

Tornar a agricultura mais eficiente e reduzir consumo industrializado

A lucratividade obtida com a produção florestal supera outros modelos de utilização da terra como, por exemplo, a pecuária. Mas, o atual o modelo de propriedade florestal brasileira ainda é antigo, e representa um atraso para o desenvolvimento do país. Outro item para reduzir impactos ambientais (de atividades humanas) é reduzir o consumo de produtos industrializados.

Mais informações

O cigarro e a luta dos ambientalistas

O alheiamento dos perigos do vício de cigarro é parte de um vício maior que já dominou, em grande parte, a população mundial.

Mais informações

Somos ignorantes

Divulgar arrazoados sobre meio ambiente é dever de consciência de todos os ambientalistas. A defesa da biosfera é missão de todos, pois é o mesmo que defender a própria vida e a de seus filhos.

Mais informações

Não existe poluição

Fala-se muito em poluição. Afinal, o que essa palavra significa? A sua semântica atual estaria correta? Aqui, fazemos uma análise consciente de seu significado, colocando-a em seu devido lugar.

Mais informações

PT critica política ambiental do governo

A política ambiental do governo foi criticada pela Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT. Medidas tomadas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, filiado ao partido, e que hoje (4) completa 100 dias no cargo também foram contestadas.

Mais informações

Dignidade e direitos da Terra

Importante comentário do pensador Lonardo Boff sobre a recente Cúpula dos Povos sobre a Mudança Climática realizada na Bolívia, com a incrivel ausência do Brasil.

Mais informações

Brasil e suas ações em relação às emissões de gases causadores do efeito estufa

Para especialistas o país está fazendo sua parte no combate às emissões de gases do efeito estufa que intensificam as mudanças climáticas e que ainda está pronto para mais ações contra o aquecimento global, mas está na contramão da geração de energia não-poluente, aprovando, por exemplo, a construção de hidrelétricas.

Mais informações

Líderes de países sul-americanos querem rearticular Parlamento Amazônico

A rearticulação do Parlamento Amazônico (Parlamaz) é uma das metas do grupo de lideranças políticas sul-americanas que se reuniram em Brasília no início deste mês com representantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônia (Otca), organizações indígenas, embaixadores dos países amazônicos e parlamentares brasileiros.

Mais informações

Alguns graus a mais são o suficiente para provocar uma reação em cadeia

Aumentar alguns graus centígrados na Terra não irá causar nenhum problema ao ser humano, pois agüentamos e nos adaptamos facilmente a pequenas variações na temperatura. Esta afirmação está incorreta, pois mesmo que a temperatura aumente em apenas 1 ou 2 graus, o ser humano será afetado indiretamente, pois existem várias espécies que levaram milhares de anos para adaptarem-se a temperatura na Terra, e com essa variação eles não suportarão e na natureza há um ciclo (cadeia alimentar), então entenda neste artigo como isso pode prejudicar nós seres humanos.

Mais informações

Uma visão da crise econômica

O desequilíbrio econômico-financeiro mundial representa: desgraças individuais, onde investidores perdem milhões de dólares; algum desconforto à sociedade em geral; e grandes benefícios ao meio ambiente, que é o maior interessado nessa tragédia.

Mais informações

Cacho de uva

Quando você saboreia um cacho de uva de boa qualidade, você não sabe quanto está pagando por ele. Veja o preço real do seu prazer.

Mais informações

Produtores rurais e ambientalistas divergem sobre projeto que altera Código Florestal

Um projeto de lei que tramita há dois anos no Congresso Nacional voltou a acirrar a disputa entre produtores rurais e ambientalistas ao propor mudanças no Código Florestal Brasileiro.

Mais informações

Ministra comemora receptividade à proposta brasileira de organismo da ONU para o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comemorou a receptividade obtida ontem (4) pela proposta brasileira para a criação de um novo organismo dedicado ao meio ambiente na Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais informações

Julian Assange, o herói do momento

Para melhor compreender a política mundial, não precisamos de revelações secretas. O processo mental, desde que utilizado com suas potencialidades, nos fornece informações claras, cuja essência é a verdade, não necessitando de engolirmos as notícias mentirosas, enganosas e tendenciosas que a mídia nos traz.

Mais informações

Informações delicadas ocultadas pela mídia

Após vários artigos que nós já publicamos analisando todos os problemas de degradação ambiental cada vez mais amplos relacionando o impacto que isso causa e mais catástrofes que vão ocorrendo no planeta devido a toda essa destruição, mas vemos que a mídia não publica nem divulga muitos conteúdos que nos alertam sobre essas questões, saiba por que isso ocorre, e este é o grande diferencial do AmaNatureza, adicionando mais um objetivo de mostrar a realidade por mais delicada que seja, apontando todos os argumentos necessários para entender sobre a importância da preservação ambiental.

Mais informações

Autoridades discutem revisão do Código Florestal

Legislação ambiental brasileira deverá ser adequada considerando as diferenças entre as regiões, pois é preciso considerar as peculiaridades do lugar para que se alcance o “desmatamento zero”.

Mais informações

Atividades de exploração e produção de petróleo se intensificam no país

Produção de petróleo em janeiro cresce 2,3% em relação a 2007 e o consumo de combustíveis em 2007 teve o maior crescimento em cinco anos, informa ANP.

Mais informações

O exclusivismo humano e a ecologia

Nunca é demais insistirmos que o homem não é superior aos outros animais. Essa adoração de si mesmo o deixa incapacitado para raciocinar com justiça e corretamente, relegando ao desprezo os outros seres vivos. Na verdade, o homem é o bandido do mundo.

Mais informações

Destruição na Amazônia chega a 17% em cinco anos, indica ONU

Um levantamento feito pelo Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente mostra que 17% do território da floresta amazônica foi destruído entre 2000 e 2005.

Mais informações

Mangabeira diz que sem estruturas produtivas e sociais será difícil defender a Amazônia

O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos e coordenador do Plano Amazônia Sustentável (PAS), Mangabeira Unger, afirmou hoje (31) que sem estruturas produtivas e sociais organizadas, a Amazônia será um imenso vazio difícil de ser defendido.

Mais informações

Conselho revê resolução que reduz o teor de enxofre no diesel

Ministério Público Federal (MPF) envia à Justiça acordo que prevê redução de enxofre do diesel para veículos pesados.

Mais informações

Projeto da Embrapa Solos pode reduzir dependência externa de nutrientes do Brasil

Em parceria com empresas do setor privado, a Embrapa Solos está desenvolvendo fertilizantes orgânicos à base de resíduos industriais.

Mais informações

Vergonha do mundo

Vejam a vergonha por que passaram os governos mundiais ante o discurso histórico de uma menina na Eco 92. E essa humilhação perdura, como pode ser visto hoje.

Mais informações

Agrônomo defende benefícios ambientais e econômicos do plantio de transgênicos

O plantio de soja e algodão transgênicos traz benefícios econômicos e ambientais, na opinião do presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Mais informações

Vídeo: Exploração ilegal da Amazônia

O governo prepara novas regras para tentar impedir a exploração ilegal da Amazônia. Será feito um recadastramento das organizações estrangeiras que atuam no país.

Mais informações

Governo montará estratégia para rebater críticas européias ao etanol

A recente onda de críticas à produção de biocombustíveis na Europa chamou a atenção do governo brasileiro. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o Brasil deverá montar uma estratégia de divulgação do etanol, para se defender da propaganda contrária ao produto.

Mais informações

Greenpeace protesta contra transporte de urânio na Bahia

A organização não-governamental Greenpeace demarcou com tinta amarela cerca de cinco quilômetros do trajeto da Avenida Bonoco, em Salvador, percorrido por caminhões carregados de concentrado de urânio. O protesto ocorreu na madrugada de hoje (23).

Mais informações

Ibama confirma multas a assentamentos do Incra

Quase um mês depois da divulgação da lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente decidiu hoje (21) pela manutenção das multas por crimes ambientais aplicadas ao Incra. Essa divergência entre Ibama e Incra está sendo tratada pelo governo, diz órgão fundiário.

Mais informações

Mais Publicações
Outras Matérias