Especial: Consumo consciente – Infográfico

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

Especial: Consumo consciente – Infográfico

Muito já foi discutido sobre a importância de consumir conscientemente, utilizar o necessário dos recursos que a natureza nos oferece, sem desperdiçar:

Utilizar adequadamente os recursos naturais para preservar o meio ambiente

A grande importância da utilização correta dos bens que a natureza nos fornece como a água e outras fontes como matéria-prima que é utilizada em produtos industrializados, abordando sugestões para minimizar os impactos ambientais relacionado com as necessidades humanas.

Aumentar preço de água não é solução

O chefe de uma organização defende a perspectiva de que o preço da água deve ser aumentado, mas analisamos em todos os aspectos, até possíveis falhas que isso poderia gerar no futuro, aumentando ainda mais os problemas sociais. Então, entenda em detalhes por que aumentar o preço da água não é nem de perto a solução adequada.

Economizar energia elétrica é mais importante que economizar água

Curiosamente, a prática de economizar energia elétrica é até mais importante do que economizar água, e neste artigo é comprovado com base em cálculos da grande quantidade de água que é necessária para gerar a energia em uma usina hidrelétrica para se tomar um simples banho, de forma que com o crescimento populacional, haverá um momento em que a energia gerada por hidrelétricas não será suficiente para suprir toda a necessidade de consumo das cidades, este é mais um motivo que justifica a importância de se investir em fontes alternativas de energia e que não poluam.

Economista neurótico para salvar a natureza?!

Neste até engraçado, mas real exemplo que publicamos de diversas atitudes comuns que as pessoas realizam diariamente e suas condutas, é possível entender claramente a diferença entre utilizar aquilo que realmente é importante para nosso bem-estar, e quando esse consumo passa a ser um desperdício, variando de acordo com cada pessoa que deve analisar rapidamente sua rotina e se chegar a conclusão que está desperdiçando, mudar algumas atitudes.

Classes mais altas devem consumir mais, desde que utilizem com consciência

Justificando até a idéia do artigo anterior, nesta publicação damos continuidade da importância de por mais que se consuma em grande quantidade, se for sem desperdício, não há problemas, até porque é muito comum pessoas em melhor situação econômica, terem jardins, piscina, sauna entre outros confortos investidos para o bem-estar e como têm possibilidades de ter esses diferenciais, devem utilizar, e ainda em vários casos acabam empregando várias pessoas como jardineiros, faxineiras, e isso é importante, afinal estão contribuindo para novas vagas de emprego.

A conscientização humana através de sentimentos poéticos

Se até agora nada foi o suficiente para incentivar você ou alguém que você conheça a importância de preservar o meio ambiente, então leia algumas poesias que selecionamos para mexer com os sentimentos e finalmente passar a ter consciência sobre as questões ambientais.

Além de tudo… Não basta escrever, temos que agir!

Lembrando que não basta apenas dizer que “eu sou um consumidor consciente”, “eu faço de tudo para preservar o meio ambiente”, mas na verdade não fazer nada disso. Por isso o principal é agir, não fique apenas na promessa do tipo “eu prometo que irei, a partir de agora, utilizar o necessário, não vou mais desperdiçar”, mude realmente suas atitudes que o é muito importante para todo o planeta ter mais um indivíduo colaborando na preservação.

E agora, para aumentar a lista de informações sobre utilização consciente, preparamos como novidade um especial esquema explicativo (infográfico) animado para você navegar em uma interface diferente, sem muito texto e com mais imagens e esquemas sobre algumas informações importantes e curiosas de como escolher seu produto de acordo com responsabilidades sociais de empresas, consultar uma lista de marcas conhecidas que foram encontradas acusações de fontes seguras e mesmo assim ainda foi estabelecido contato com os fabricantes para obter informações do que eles tinham a dizer a respeito das acusações, se realmente confirmavam, ou alguns que defendiam-se das acusações ou simplesmente que não responderam por certamente não terem argumentos sólidos para defender a ação anti-ambiental ou anti-ética dessas indústrias.

Há uma incrível seleção de materiais extras, de áudios, vídeos e textos publicados em outras mídias que trazem um conteúdo de ótima qualidade, muito importante para conhecer mais detalhes sobre o tema abordado com dicas para utilizar conscientemente os recursos naturais.

Neste ótimo material preparado pela Agência Brasil (http://www.agenciabrasil.gov.br/) você também poderá realizar um rápido teste para verificar se você é um consumidor consciente ou o que falta para se tornar um. De acordo com a pesquisa de 2007, mais da metade dos consumidores brasileiros são indiferentes ou realizam poucas práticas em aspectos gerais de consumo consciente baseando-se na economia, reciclagem, comprometimento ambiental no momento da escolha dos produtos, entre outras análises. Menos de 30% realiza de fato importantes escolhas e consomem de forma consciente e apenas 5% dos brasileiros podem ser de fato considerados consumidores completamente conscientes.

Navegue pela produção especial logo abaixo, e ajude a mudar o atual quadro, aumentando o índice de consumidores brasileiros que consomem com consciência e passe conseqüentemente a contribuir para a preservação do meio ambiente.

[ InfoGráfico – Consumo Consciente ]

Sobre

Maurí­cio Machado

Biólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.

Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. milena
    milenamaio 20, 2009

    a água e sua utilisação consiente

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.