A conscientização humana através de sentimentos poéticos

Todos os dias publicamos novos conteúdos e conquistamos um número cada vez maior de usuários. A equipe do portal AMA agradece a todos os usuários que acessam constantemente este site, que já é uma referência nacional sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. E lembre-se, não basta apenas conhecer os problemas, é necessário agir! Cada um fazendo sua parte, de forma consciente, ajuda a melhorar o ambiente em que todos nós vivemos.

A conscientização humana através de sentimentos poéticos

Talvez seja difícil conscientizar muitas pessoas com textos, até mesmo pelo estilo de muitos brasileiros não terem tempo ou sentirem preguiça de ler um artigo completo, bem argumentado e refletir nas idéias abordadas. Há também a possibilidade daqueles que lêem, mas continuam passivos como se nada tivessem lido, não refletem sobre nenhum problema ou solução proposta, isso porque principalmente em artigos não há transmissão da emoção. Este principal sentimento humano, que faz muitos despertarem seus olhares obscuros da realidade e finalmente passar a enxergarem a verdadeira face e a importância de se refletir em certas questões.

 

Então para definitivamente transmitir a conscientização para mais pessoas nada melhor do que expressar os problemas de degradação ambiental através de poesias, abordando o conteúdo com sentimentos ao extremo, atingir o ápice das emoções humanas, e finalmente fazer um ser analisar profundamente as questões que irão lhe destacar nos sentimentos.

 

Leia abaixo os dois primeiros excertos poéticos selecionados para publicarmos neste projeto (AmaNatureza):

 

“O Sol individual está frio, escondido, quase morto. A vontade de mudança está próxima da inexistência: a realidade é tão desesperadora que é preferível fechar os olhos e seguir em busca da inexistência; a realidade é tão desesperadora que é preferível fechar os olhos e seguir em busca de alimento. A consciência da miséria moral e institucional existe. No entanto, o Sol continua omisso. Tornar-se cidadão significa dar lenha ao fogo interior para queimar as podres raízes do individual e se lastrar para as mortas raízes do mundo. O brilho e o fogo do cidadão-Sol não dependem do brilho dos outros sóis. Os parâmetros e os valores morais foram, então, distorcidos.”

Rodrigo de A. Hornhardt

 

 

“Óleo concentra-se nos mares, árvores viram fumaça, chuvas corroem as casas, gases repugnantes envenenam as vidas, materiais em decomposição acumulam-se por toda parte: a Terra, novo domínio dos vermes e insetos, é um grande deserto. Um alarme retumbante e insistente soa silencioso; eras de degradação apontam para a pressa em convencer as mentes poluídas: prevenir seria melhor que remediar, mas remediar é melhor que amargar.”

Alessandro Pietro Carro Germano

 

 

É necessário algum comentário? Ou agora já é o suficiente para você para e analisar profundamente as questões ambientais e rever seus conceitos diários que muito podem degradar o meio ambiente.

 

Aliás, estes não foram os dois primeiros textos poéticos publicados neste projeto sobre a degradação do meio ambiente, mas também já foi publicado um texto completo, que realmente abala os sentimentos e expõe a provável realidade no futuro em que caso não realizemos drásticas alterações, então drásticas alterações cairão sobre nós: A carta de 2070 (Publicada no artigo Uso consciente dos recursos naturais).

 

 

Agora, leia a poesia abaixo, que ilustra a importância da união das pessoas, que passa a representar uma grande força:

 

A FORÇA  DA UNIÃO

 

Companheiro que tens agora

Estes meus versos à mão

Não os leia só com os olhos

Mas também com o coração

Neles eu tento mostrar

O que se pode ganhar

Com a força da união

 

A união faz a força

Diz o dito popular

O peso que um não levanta

Dois conseguem levantar

Um só a luta não faz

Por isso cada vez mais

Vamos unidos lutar

 

Vamos unir nossas forças

Vamos todos dar as mãos

Defender nosso direito

E garantir nosso pão

Vamos ser homens honrados

Não vamos ficar parados

Tendo medo de patrão

 

Eles podem ter dinheiro

Ter poder e posição

Contudo não têm a força

Que tem uma multidão

Organizada e ordeira

Mas empunhando a bandeira

Com amor e convicção

 

Dizem que uma andorinha

Sozinha não faz verão

Analise esse ditado

Consulte seu coração

Passe para o nosso lado

Você também é explorado

Pela gana do patrão

 

O mar essa imensidão

Que tanto poder encerra

É o resultado dos pingos

Da chuva que cai na terra

É a união dos riachos

Que descendo rio abaixo

Nasceu lá no pé da serra

 

Uma formiga isolada

Sozinha não vai avante

Muitas formigas unidas

Devoram um elefante

Numa prova que a união

Feita com organização

Só vai nos levar adiante

 

Outro exemplo que podemos

Retirar da natureza

São as abelhas que dão

Com união e destreza

Que do mais amargo fel

Produzem o doce mel

Isento de impureza

 

Por isso eu o convido

A uma reflexão

O que dar mais resultado

Na sua opinião:

Ser um trabalhador honrado

Por todos admirado

Ou pelego de patrão?

 

Alguém pode até pensar

Em ganhar uma promoção

Desprezando os companheiros

Ficando com o patrão

Fique de logo avisado

Com certeza o resultado

É a total rejeição

 

Não seja como a hiena

Que rir  da miséria alheia

Covardia e peleguismo

São qualidades tão feias

Que quem assim se comporta

Pra mim é pessoa morta

Não vale um grão de areia

 

Até os insetos lutam

Defendendo seu espaço

Seja mais que um inseto

Venha trazer o seu braço

Mostrando que tem valor

Morrer se preciso for

Mas unidos num abraço

 

Faça com que o seu filho

Se orgulhe do pai que tem

Você sendo um homem honrado

Ele o será também

Lute pelo seu direito

Seja um exemplo perfeito

De um trabalhador de bem

 

Unam-se meus companheiros

Formem uma só corrente

Se algum elo fraquejar

Recupere-o de repente

Mostre-lhe que a união

É a maior impulsão

Para a vitória da gente.

 

(Chico Calda)

 

Como eu já venho dizendo em vários artigos, destacando toda essa importância da união das pessoas, talvez agora quem ainda nunca parou para refletir profundamente nesse pensamento, possa agora através deste laço poético estar emocionado e então entender a realidade de se unir em um projeto organizado.

 

E aproveitando esta seleção de poesias, para concluirmos este post, segue mais uma, que destaca os problemas ambientais:

 

A terra ontem e hoje

 

Eu era virgem e formosa

Vivia banhada em mel

Abelhas me trabalhavam

Só se via mata e céu

Me deleitava no sono

Como uma noiva, com véu.

 

Rios de águas, tão lindas.

Desciam por cima de mim

Sem sujeiras, e nem lixos.

Talvez, flores de jasmim

Hoje quase não me vejo

Mas alimento um desejo

De não estar chegando ao fim

 

Vejo os homens acabando

Aquele manancial

Rio Amazonas, tão lindo

São Francisco, no final

Como eu era tão decente

Tenho uma saudade, tão grande.

Gostaria que eu fosse

Como eu era antigamente

 

Os homens fazem queimadas

Com uma ganância cruel

Matam animais e matas

Me amargura como fel

Parece até que perderam

No coração o amor

Nem parece aquele homem

Que um dia, Deus criou

 

Fui tão bela e sadia

Hoje, doente e cansada

Vou morrendo a cada dia

Poluída e maltratada

Tenho pena dos que vêm

Não terão outra morada.

 

 

(Leda Cantalice de Medeiros)

 

Espero que os textos selecionados acima sejam de grande importância para você, que ainda não tinha se conscientizado do problema ambiental que temos de enfrentar, passe agora a se preocupar com a natureza e a refletir nas questões que abordamos em outros artigos e dessa forma utilizar conscientemente os recursos naturais, preservar a natureza e apoiar este projeto, cadastrando-se para fortalecermos a união de forma organizada e lutar pela salvação do planeta.

 

Se você tem conhecimentos sobre os problemas de degradação do meio ambiente e também tem dom poético, então desenvolva sua poesia, poema, excerto que comova as pessoas a se sensibilizarem e passarem a refletir sobre a preservação da natureza e também de lutarem pelos seus direitos, unindo com outras pessoas para ganhar força e poder reivindicar. Após desenvolver seu material, envie-nos através do formulário de contato que iremos analisar e poderemos até publicar como destaque do portal se realmente for bem criativa, real e sentimental. Com certeza uma poesia poderá gerar muitos comentários e ainda a conscientização de mais pessoas.

Sobre

Maurí­cio MachadoBiólogo e ambientalista, responsável pelo projeto AMAnatureza e articulista com fundamentos e conhecimento para discutir assuntos voltados ao meio ambiente com uma visão crítica, analisando o tema de maneira radical e completa.Ver todas as publicações de Maurí­cio Machado »

  1. gabriel
    gabrieljun 01, 2008

    frases lindas espero q me ajude a tirar 10 no meu trabalho

  2. poan trumai kaiabi
    poan trumai kaiabidez 18, 2008

    QUE BOM QUE EXISTEM PESSOAS QUE TEM ESSA CONSIENCIA DE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO!ADOREI essa iniciativa que tiveram!que bom que cada um que colocou esses pensamentos estejao fazendo a sua parte pois por aki vamos fazendo a nossa alem de estar no meio de uma grande plantaçao de sojá que é o mato grosso mas tudo bem!podem falar para nós que somos indios que somos caretas e nao sabemos de nada!que somos uma pequena populaçao pra ter tanta terra mas quero deixar aqui que somos mesmos caretas e vamos lutar na preservaçao de nossas terra de nossa natureza até que acabem de vez com nós mas que enquanto vivermos morreremos preservando nossas matas nossos animais nossa ervas tradicionais etc!!!!e o que agnt preserva não é só para nós e sim é o futuro de todos nós!netos filhos!e triste falar isso mas já teve era dos dinossauros e foram mortos por um grande asteroide segundo os cientistas falam .Mas hoje a relidade e que o mundo nao vai acabar é SIM O ser humano é que vai Acabar com mundo!E ATÉ AGORA NAO PERCEBEM que sao os proprios criadores da nossa AUTODESTRUIÇAO E NAO VAI SER UM ASTEROIDE,terremoto maremoto que vai cabar com o ser humanao porque isso é apenas a defesa da natureza que acaba levando as pessoas que as vezes nao tem culpa de nada,mas que paga pelos erros de outros!(dao a vida pra outros mais poderosos e potentes que até os criadores nao sabem como se faz para eliminar tipo vidros… enquanto nós nao conseguimos neim viver o tanto que ela vive!!)agora mi pergunto por que de tantas doenças surgirem ao longo do tempo?a resposta está para apenas quem quer ver e no nosso caso a gente sempre procura juntar as peças e nao culpar ninguem, então demos muito valor e acreditamos em nossos pajes,velhos e hoje eu com um pouco de sabedorias dos nao indios mi fortaleci com outras realidades e vejo que aprendi muito,mas isso só hoje eu consigo ver!e hoje a resposta e que a natureza se defende de seu jeito os virus bacterias etc do jeito deles!entao culpamos todos menos nós!!justamente por causa da grande inteligencia mas que nunca chegará aos pes de nosso criador porque fala serio,estamos acabando com lazer desses pequenos e grandes causadores de doença!mas por que?porque eles nao tem onde morar e a unica moradia que encontram e dentro de nós!eu nao defendo ninguem como as bacterias!mas na maioria das vezes é assim que tudo acontece!

  3. Paulo Victor Almeida da Silva
    Paulo Victor Almeida da Silvajun 02, 2010

    Achei bem legal a ideia de conscientizar as pessoas com palavras humildes e sonhadoras para um futuro melhor para cada cidadão de nosso país e espero que ajude bastante na educação para um futuro mais limpo sem tanto desmatamento para a natureza e para nós cidadãos.

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para publicar um comentário.